“Cultura: Compromisso do governo do povo”, ressalta Marcos Martins

No dia de comemoração dos 46 anos de emancipação política de Osasco, 19 de fevereiro, o prefeito Emidio de Souza presenteou a cidade com a entrega do restauro do Museu Dimitri Sensaud de Lavaud.

Inaugurado em junho de 1976, o Museu Municipal é uma casa histórica que foi construída no final do século XIX, de arquitetura única no Brasil, por um dos fundadores de Osasco, o engenheiro e industrial Antonio Agu. A casa também foi moradia de Dimitri Sensaud de Lavaud, engenheiro que realizou o primeiro vôo da América latina em 1910, utilizando as dependências do Museu para a construção de seu aeroplano “São Paulo”.
“Esta foi uma obra para marcar a história; para o encontro entre o passado e presente. Um compromisso do nosso governo”, destacou o prefeito osasquense Emidio de Souza durante entrega da obra.

O restauro foi realizado por jovens osasquenses entre 16 e 24 anos por meio do Programa Bolsa Trabalho, que os especializou e os capacitou com técnica para atuação no mercado de trabalho através de cursos, oficinas e palestras sobre conservação, reabilitação, restauração e gerenciamento de bens culturais e obras da construção civil.

O deputado estadual Marcos Martins, presente à atividade, mencionou o papel social e cultural da obra no desenvolvimento da cidade. “A prefeitura de Osasco tem diversas obras para serem inauguradas no aniversário de Osasco. Mas o governo preferiu entregar a restauração do Museu pela importância cultural e de inclusão social, projetos que são norteadores deste governo que tem renovado Osasco com suas políticas públicas”, ressaltou.

Emidio salientou o valor profissional e pessoal que programa deu aos jovens que restauraram o museu. “Hoje muitos deles terão orgulho de passar pela Autonomistas (avenida onde fica situado o museu), em direção ao trabalhado obtido graças a capacitação profissional, e dizer: ‘eu ajudei a restaurar este patrimônio histórico de Osasco’”, destacou.
A obra e o projeto contaram com o auxílio da Petrobras e do Senai.

Novos Projetos
O prefeito de Osasco revelou durante a entrega de restauro do Museu Municipal que estuda construir um novo anexo ao prédio e uma pinacoteca. Emidio de Souza planeja contar com o apoio da Petrobras e de outras empresas para realização das obras.