Com apoio de Marcos Martins, trabalhador ganha posto da Renast/Cerest

Osasco e Região acabam de ganhar mais um local para o auxílio à prevenção de doenças ocasionadas pelo trabalho. Foi inaugurado no dia 30 de maio, na rua Horácio Lafer, 410, no Km 18, o posto da Renast/Cerest (Rede Nacional de Saúde do Trabalhador e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador).

Equipado com modernas instalações, o posto, uma parceria entre o Ministério da Saúde, a prefeitura de Osasco, o Conselho Intersindical de Saúde do Trabalhador, irá diagnosticar e atender gratuitamente o trabalhador que suspeitar de problemas de saúde adquiridos no ambiente de trabalho.

Além de diagnosticar, a unidade da Renast/Cerest mapeará os riscos que o ambiente de trabalho proporciona, e capacitará profissionais para prevenir acidentes ou outros fatores que prejudiquem a saúde do trabalhador. O local terá quatro médicos, entre eles o Coordenador Regional da Renast, Dr. Antônio Ribeiro Chaves.

A instalação da Renast/Cerest é uma luta antiga do deputado estadual Marcos Martins e do Conselho Intersindical de Saúde do Trabalhador. Desde a época que era vereador, Marcos Martins tem, junto aos sindicatos, trabalhado pela instalação do posto em Osasco. E para ampliar o atendimento, Marcos Martins conseguiu emenda no orçamento do Estado de R$ 180 mil para implantação de Núcleo de Atenção dos Trabalhadores Expostos ao Asbesto, para que o local também atenda trabalhadores contaminados pelo amianto. “Agora o trabalhador vai contar com um local equipado para identificar doenças ocupacionais que tanto afetam a sua rotina no ambiente de trabalho. Mais uma conquista da população de Osasco e da região”, ressaltou o parlamentar.

Para José Elias Góis, presidente da Intersindical, Marcos Martins teve papel primordial na instalação do novo posto. “A Renast/Cerest é um mecanismo importante que oferece as condições necessárias ao trabalhador para exercer sua atividade profissional. E graças à participação direta do deputado Marcos Martins, estamos inaugurando mais um espaço importante para o trabalhador”, destacou.

Emidio de Souza, prefeito de Osasco, também não poupou elogios à atuação do deputado e à importância do posto para Osasco. “A luta pela saúde do trabalhador sempre foi uma luta de Marcos Martins. Não precisamos falar muito, pois todos sabemos da atuação do deputado nesta área. E esse empenho resultou neste posto que vai atender com eficiência o trabalhador e prevení-lo contra doença ocupacionais”, finalizou.