Escola móvel do Senai forma primeira turma em Vargem Grande Paulista
A Escola Móvel do Senai formou, no dia 20 de agosto, a primeira turma do curso técnico em Comandos Pneumáticos e Hidráulicos em Vargem Grande Paulista. A realização do projeto somente foi possível após a intervenção do deputado estadual Marcos Martins (PT) que, a pedido do prefeito Roberto Rocha (PSB), conseguiu, no dia 16 de abril, reunião com diretores da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), viabilizando implementação de um módulo da escola técnica na cidade.
Na visita aos alunos que realizaram a última aula do curso, que tem 40 horas de duração e estava sendo ministrado no bairro Tijuco Preto, o prefeito ressaltou a importância da profissionalização. Não adianta instalarmos uma empresa sem que haja na cidade pessoas especializadas. Vamos dar a oportunidades para os vargengrandenses ter um bom emprego e uma boa formação. Ele acredita ainda que a escola do Senai eleva a autoestima do cidadão. Apesar de Vargem Grande se encontrar na região da Grande São Paulo, as oportunidades de trabalho para a população são muito pequenas no município. Com o curso aumenta as chances de conseguir um emprego. Isso inclusive melhora a sua autoestima.
Segundo Rocha, a Escola Móvel deverá agora ministrar o curso na Secretaria de Promoção Social da cidade a partir do 24 de agosto. Ele ainda revelou que está previsto também curso de torneiro mecânico para os próximos meses.
Para o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Alex da Força, que acompanhou a visita, agora a cidade merece uma escola fixa do Senai. A Escola Móvel em Vargem Grande Paulista propiciou mais uma oportunidade de formação. Temos um outro desafio que é trazer uma escola fixa do Senai para o municipio, argumentou.
O deputado Marcos Martins aproveitou para lembrar aos alunos que este é um momento especial para eles e para Vargem Grande Paulista. O prefeito Roberto Rocha coloca a cidade no caminho certo do desenvolvimento econômico e social, formando sua população e dando oportunidades de emprego e de geração de renda a elas. E vocês [alunos] e o prefeito podem continuar contando com a nossa ajuda nessa empreitada, proferiu.
Acompanhou também a visita o coordenador de convênios da prefeiura de Vargem Grande, Marcelo Lopes.
:: Outros formandos ::
Alunos do curso profissionalizante Alimentesse Bem, uma parceria do Sesi com a prefeitura, formará 340 alunos nos próximos dias. A iniciativa também acontece após a solicitação feita durante a reunião entre o deputado Marcos Martins, o prefeito Roberto Rocha, diretores do Sindicato dos Metalúgicos de Osasco e Região e os diretores da Fiesp.