Deputado quer sinalização para impedir que caminhões fiquem entalados em rodovias

Os problemas ocasionados pelo trânsito caótico em várias partes do estado de São Paulo são um drama vivido diariamente pela população paulista. Uns dos causadores de grandes congestionamentos e prejuízos ao poder público são os caminhões que ficam entalados nos viadutos e pontes nas estradas e rodovias paulistas.

Diante disso, o deputado estadual Marcos Martins (PT) apresentou projeto de lei, que contou com a colaboração do vereador de Osasco Rubens Bastos (PT), e visa instalar sinalização indicativa e detector de altura máxima de veículos na entrada de pontes e viadutos que compõem o sistema rodoviário do estado. A proposta foi apresentada no final de 2009 e está sob análise das comissões da Assembléia Legislativa.

Na terça, 26, por exemplo, segundo reportagem do jornal SPTV, da Rede Globo, o trânsito ficou complicado na Radial Leste, uma das principais vias da Capital paulista, por causa de um caminhão que ficou entalado no viaduto Bresser. O veículo transportava container mais alto do que o permitido para o local.

“Não e raro caminhões ficarem entalados em pontes e viadutos em estradas de rodagem paulistas, muitas vezes com abalo e sérios danos nas estruturas. Nesses casos, o prejuízo é imediato e de todos que passam pelo local, resultado dos congestionamentos de trânsito naquele ponto e em seu entorno”, justifica o autor do projeto.

O deputado acrescenta que os acidentes “oneram o poder público”, que repassa ao contribuinte, por meio de impostos, a recuperação das pontes e viadutos danificados, “regra geral por meio de obras significativamente caras”.

“Acidentes desse tipo poderiam ser evitados. Existem diversas pontes e viadutos em que placas indicam a altura máxima permitida. Já sensores de altura são raros. E, na imensa maioria das pontes e viadutos distribuídos por todo o estado de São Paulo, a combinação de placas e sensores de altura de veículos não está presente”, alerta.

Um dos casos citados pelo deputado é da Ponte Velha Fepasa, na Marginal Tietê. A placa é a única de indicação para o condutor do veículo. Não existe sistema que detecte a altura do veículo e alerte o motorista.

A altura máxima permitida se altera entre as pontes, variando de 4,5 a mais de 5 metros. Das 16 pontes da Marginal Tietê, apenas quatro tem sistema de detecção de altura: as pontes Atílio Fontana, do Limão e da Freguesia do Ó. Toda vez que o sinal amarelo acende, o motorista deve obrigatoriamente desviar.

“Não se conhece lei do estado de São Paulo que regule tal tema. Apresento este projeto de lei, que poderia contribuir no sentido de resolver definitivamente a questão dos choques de veículos contra vigas de sustentação das centenas de pontes e viadutos existentes nas estradas de rodagem paulistas”, esclarece o parlamentar.

Serviço:
Reportagem do SPTV (26/01/10)
http://sptv.globo.com/Jornalismo/SPTV/0,,MUL1463443-16574,00-CAMINHAO+ENTALA+NA+RADIAL+LESTE.html