Marcos Martins aumenta fiscalização à Sabesp
Questionando detalhes sobre a prestação dos serviços para o fornecimento de água e coleta de esgoto em São Paulo, o deputado estadual Marcos Martins (PT) encaminhou à presidente da Sabesp, Dilma Pena, dois requerimentos (116 e 117/2011), no dia 26 de abril, nos quais solicita o envio de respostas sobre a atuação da empresa, tipologias dos contratos, vigências e cópia de documentos.
A medida do parlamentar, que também cobra informações sobre percentuais de atendimento, responde à fiscalização do serviço oferecido nos municípios de Osasco, Carapicuíba, Itapevi, Pirapora do Bom Jesus, Jandira, Santana de Parnaíba, Barueri, Taboão da Serra, Caieiras, Cajamar, Cotia, Embu, Embu Guaçu, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapecrica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra e Vargem Grande Paulista.
Com os requerimentos, Marcos Martins espera ter um retrato da atuação da Sabesp, principalmente quanto aos constantes reclames sobre os serviços prestados. A falta de manutenção da rede de água e de esgoto nos municípios onde a Sabesp atua são mais do que conhecidos e o nosso enfrentamento continuará até que a empresa cumpra suas obrigações com os cidadãos paulistas, destacou o deputado.
Marcos Martins, que também cobrou da Sabesp a substituição da tubulução existente de amianto, cancerígeno e de difícil conserto, acrescentou que outra grande preocupação é a terceirização dos serviços, motivo que já alimentou protestos de funcionários da empresa no ano passado. Pensamos muito sobre a questão da privatização, mas pouco observamos as terceirizações e quarteirizações dos serviços, que não valorizam os trabalhadores e prestam um atendimento de baixa qualidade. E para piorar, a Sabesp e o Governo do Estado pouco fiscalizam o trabalho prestado por estas empresas, complentou o deputado.