Marcos Martins avalia que reforma política tem que ser democrática e com participação popular
Durante o debate sobre a reforma política, na segunda-feira, 9, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Osasco (ACEO), o deputado estadual Marcos Martins defendeu ampla discussão do tema e que o mesmo também seja levado aos eleitores, para que as mudanças tenham representatividade junto a população. Uma reforma política democrática somente pode ocorrer com a participação popular. E o que ocorreu aqui, hoje, é o início deste processo”, argumentou o parlamentar.
O evento, promovido pela OAB de Osasco, teve como objetivo aprofundar a discussão sobre a reforma. Convidados, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT), e o ex-deputado federal Índio da Costa (PSD) debateram questões como a adoção de voto em lista ou distrital misto e o financiamento público de campanhas.
A discussão foi mediada pelo Diretor do Fórum de Osasco, juiz de direito Samuel Karasin, e contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Walter de Almeida Guilherme.
O evento também contou com a presença do vice-prefeito Faisal Cury, representando o prefeito Emidio de Souza; do presidente da OAB-Osasco José Paschoal Filho; do presidente da ACEO André Menezes; do reitor da UNIFIEO José Cassio Soares Hungria; e do coordenador da Comissão de Direito Político e Eleitoral da OAB-Osasco Paulo Cesário.