Marcos Martins participa da inauguração do CEU do Jardim Santo Antônio
Um dia inteiro de festa. Assim foi a última sexta-feira, dia 5 de agosto, no Jardim Santo Antônio, bairro que acaba de ganhar o CEU (Centro de Educação Unificada) José Saramago, o segundo, da rede municipal de ensino de Osasco, que integra escola e equipamentos abertos ao uso da comunidade.
Para comemorar essa importante conquista, que atende a uma reivindicação apresentada pela população nas plenárias do Orçamento Participativo e ainda uma das metas do Eixo Educação do Projeto Osasco 50 Anos, o CEU abriu suas portas à população oferecendo, primeiro, uma série de atividades às crianças, como cama elástica, brinquedos infláveis e oficinas de capoeira e judô, por meio do projeto Escolinha do Futuro.
Na sequência, no final da tarde, o ginásio de esportes da escola foi palco da solenidade de inauguração, que contou com a presença do prefeito Emidio de Souza, do deputado federal João Paulo Cunha (que preside a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal), do deputado estadual Marcos Martins, de secretários municipais, vereadores e também convidados especiais, como o arquiteto Ruy Ohtake, que assina o projeto dos dois CEUs de Osasco.
Por fim, já à noite, todos se dirigiram para a parte externa do CEU, no cruzamento entre as avenidas João de Andrade e Internacional, onde a festa foi encerrada com uma multidão curtindo shows de grandes nomes da música brasileira, como as duplas Fernando e Sorocaba, Marcos e Belutti e Ataíde e Alexandre; o grupo Pixote, e o cantor Leonardo.
Cidadania
O ato de inauguração foi aberto com as palavras do secretário de Serviços e Obras de Osasco, Waldyr Ribeiro Filho, que após agradecer o arquiteto Ruy Ohtake pelo brilhante e maravilhoso projeto, falou sobre o conceito do CEU e suas dimensões. Temos aqui blocos educativo, cultural e esportivo. No primeiro, são mais de 1,8 mil vagas para nossas crianças, com 6 salas de berçário, 13 de maternal, 12 de Educação Infantil e 10 de Ensino Fundamental, priorizando principalmente a abertura de vagas nas creches. Mas temos também ginásio, piscinas, cine-teatro, biblioteca e tele-centro que poderão ser usufruídos por toda a comunidade do Santo Antônio e região. Por tudo isso, o CEU muda a relação entre a escola e a comunidade, relatou.
Já a secretária de Educação, professora Mazé Favarão, inicio sua fala agradecendo a oportunidade dada pelo prefeito Emidio para que a Educação de Osasco desenvolva projetos importantes como o CEU. Obras como essa despertam Osasco não só para uma Educação de qualidade, mas também para uma vida com mais qualidade para a população. Sem dúvida nenhuma esse é mais um passo para a concretização de nosso sonho, que oferece uma educação pública, gratuita e de qualidade à população, o que vem sendo realizado, também, com práticas pedagógicas adotadas pelos melhores colégios e por professores competentes, afirmou.
O presidente da Câmara Municipal de Osasco, vereador Aluísio Pinheiro, também fez uso da palavra e destacou que o CEU é mais uma prova de que, em Osasco, o Executivo e o Legislativo trabalham em harmonia.
O deputado estadual Marcos Martins, por sua vez, lembrou que a inauguração faz parte dos preparativos de Osasco para seu cinqüentenário, em fevereiro de 2012. Essa é mais uma demonstração de que Osasco segue firme no rumo do desenvolvimento.
Para o deputado federal João Paulo Cunha, uma obra como o CEU é importante não só para as crianças, mas também para os trabalhadores, principalmente dos bairros mais distantes de Osasco, como é o caso da região do Santo Antônio. Fazer uma escola como essa, multidisciplinar, em um bairro de trabalhadores é prova do compromisso do prefeito Emidio com as pessoas que mais precisam. Ele escolheu o Santo Antônio não para fazer uma obra simplesinha, mas um projeto assinado por Ruy Ohtake. Aqui os filhos dos trabalhadores poderão estudar, crescer e lutar por uma vida melhor. Por isso, estamos aqui hoje para dizer a todo povo do Jardim Santo Antônio: vocês merecem.
Após agradecer o deputado federal João Paulo Cunha por ser a voz forte de Osasco no Planalto Central, o prefeito Emidio de Souza destacou que o CEU é uma obra que fala por si. Essa é uma unidade diferenciada. E que, para ficar pronta hoje, passou por um longo processo. Mas, para isso, precisou haver gente que decidiu que ela deveria existir. E me lembro como se fosse hoje que eu e o João Paulo, andando por essa região, decidimos que o segundo CEU de Osasco seria aqui no Santo Antônio, bem no coração do bairro. Precisamos desativar uma escola e uma creche que havia aqui, transferimos as crianças para outras unidades, e ainda retomamos uma área usada por uma empresa particular. Depois, demos início às obras e o resultado é esse, que estamos vendo aqui hoje, completou.
Ele também salientou a importância do projeto para as futuras gerações. Essa solenidade acaba e logo as crianças estarão aqui. Mas essas 1,8 mil vagas são só o início, pois outras turmas virão. E o que queremos é isso, que o CEU atenda gerações e gerações. E o que é mais importante. Escola para nós não é só onde se aprende Matemática e Português. Escola, para nós, é onde se forma cidadãos e cidadãs ainda melhores que os que temos hoje.
O evento foi encerrado com homenagens aos participantes, nas quais cada um recebeu livros de José Saramago, escritor vencedor do Prêmio Nobel e que eternizou a língua portuguesa, e hoje dá nome ao CEU do Jardim Santo Antônio.
Após a cerimônia, o prefeito, acompanhado de Ruy Ohtake, dos deputados Marcos Martins e João Paulo Cunha, de secretários, jornalistas e munícipes, visitou as instalações do CEU, entre elas as piscinas, o cine-teatro, com capacidade para 400 pessoas, a praça de alimentação, uma brinquedoteca, uma sala de leitura e um berçário, tudo equipado com materiais de qualidade, prontos para atender aos estudantes, a partir de segunda-feira, 8 de agosto .
Fonte: Assessoria de Imprensa / IPMO