Haddad quer transformar Juquery em universidade
Por Aline Nascimento
O ministro da Educação, Fernando Haddad, participou hoje (8) de uma visita técnica ao completo do Juquery, em Franco da Rocha. A área, tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat), deve sediar o novo campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
A vistoria começou por volta das 10 horas. Haddad visitou a pé alguns dos pavilhões que serão, segundo o plano diretor do complexo, destinados a salas de aula e instalações da instituição de ensino.
Em seguida, acompanhado do reitor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Walter Manna Albertoni, do secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano da Capital, Edson Aparecido e o secretário do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi) Widerson Anzelotti, o ministro participou de uma apresentação dos mapas, projeções e propostas de restauração da área que, em sua totalidade, é equivalente a quatro parques do Ibirapuera.
De acordo com o presidente do Diretório Municipal do PT em Franco da Rocha, Francisco Celeguim, o Kiko, os deputados estaduais petistas acompanham de perto o debate, mas a ação efetiva da bancada Federal tem auxilia nas negociações para implantação do Campus na cidade. Prova disso foi a presença dos deputados Enio Tatto, Marco Aurélio e Alencar Santana.
USP
Durante a vistoria, Haddad comentou a ocupação do prédio da reitoria da USP. Ele se mostrou contrário a ação de invasão dos estudantes como forma de protesto. Contudo, destacou que é necessário ponderar a ação de policiais e pensar, acima de tudo, na segurança dos próprios estudantes, dos professores e funcionários.
Fonte: Portal Linha Direta, com assessoria de comunicação PT Franco da Rocha