Voto e democracia no Brasil
Depois de anos de escuridão nos calabouços da Ditadura, o Brasil reconquistou a democracia em 1988, e goza de seus benefícios desde então. É claro, não diferente de qualquer outro regime político, a democracia tem seus defeitos e distorções. Mas as qualidades às sobrepõem e todos os dias procuramos lapidar esta herança grega que rege a vida dos brasileiros nos dias atuais.
Uma destas virtudes da democracia é o voto, que no caso do Brasil, só passou a se estender a todos com a Constituição de 1988. Com ele, o povo não só pôde escolher seus representantes, que devem ser sua voz e vontade nas instituições políticas e administrativas, como também pôde expressar seu sentimento sobre o presente e o futuro que almejam para si e para a sociedade.
No próximo dia 7 de julho começa mais um processo eleitoral no Brasil. Serão cerca de noventa dias para que candidatos a prefeitos e vereadores apresentem à população, em vários cantos do país, suas propostas e qualidades para conduzir o futuro das cidades que pretendem administrar ou legislar.
Nestes mais de 20 anos, o povo brasileiro aprendeu a usar esta ferramenta e sabe da importância de ir às urnas manifestar seu desejo ou protesto. Em 2012, a população certamente fará um bom uso do voto para escolher e colher dos benefícios que só a democracia pode prover.
Sempre lutei para que a democracia fosse plena. Hoje luto para que ela seja preservada e aperfeiçoada. Ao escolher o seu prefeito e seu vereador, o povo mais uma vez corroborará essa luta.
*Marcos Martins é deputado estadual (PT) e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo