Entidades comemoram 21º aniversário da Lei de Cotas
O deputado estadual Marcos Martins (PT) participou na terça-feira (24), das comemorações do 21º aniversário da Lei de Cotas, que tem como objetivo aumentar a participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Atualmente, 26 mil trabalhadores com deficiência no Estado de São Paulo estão trabalhando. O número representa 47,6% da cota a que esse contingente teria direito. É um número razoável, mas poderia ser ainda maior se nossos empresários se conscientizassem de que essas pessoas podem ser tão produtivas como qualquer outra que ele contrate para sua empresa, comentou Marcos Martins.
Presente ao evento, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) projetou o crescimento deste tipo de emprego nos próximos anos. Nós temos um desafio: passar de 50% e ser o primeiro estado do Brasil em número de pessoas com deficiência contratadas, disse Alckmin.
Lei de Cotas
A Lei 8.213/91 prevê cotas para pessoas com deficiência no mercado de trabalho e estabelece que toda empresa com mais de 100 funcionários deve destinar 2% a 5% (numa escala crescente, proporcional ao número de funcionários) dos postos de trabalho às pessoas com deficiência.