Marcos Martins recebe apoio de ministro na luta pelo Hospital do Câncer em Osasco

Crédito: Divulgação

Em recente visita a Osasco, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou a importância da instalação de um Centro de Tratamento do Câncer na região, uma antiga luta do deputado Marcos Martins, presidente da Comissão de Saúde na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Na ocasião, Padilha disse que o governo federal está empenhado em trazer o hospital para Osasco, bem como a criação de uma unidade para tratamento de dependentes químicos.

A construção de um Centro para atender pacientes oncológicos também já recebeu sinal positivo do governo estadual. Em audiência com o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri, Marcos Martins voltou a reivindicar o equipamento, e ouviu uma avaliação bastante animadora de Cerri. “Cabe muito bem um Centro de Oncologia na região de Osasco”, disse.

De acordo com o deputado, a população ganharia muito em qualidade de vida com a instalação do Centro. “A vinda do Hospital do Câncer para a região vai ajudar a aliviar o sofrimento de pacientes que precisam pegar até três conduções para fazer o tratamento na Capital”, explica.

Uma enquete realizada no site de Marcos Martins (www.marcosmartinspt.com.br) mostra que a luta do deputado está em sintonia com a vontade da população. Cerca de 95% dos internautas disseram ser “totalmente a favor” da instalação de um Centro de Tratamento do Câncer em Osasco.

Histórico da luta

Novembro/2009 – Marcos Martins e grupo Oncovidas coletam assinaturas em um abaixo-assinado. A população apoia a causa e o resultado são mais de 50 mil adesões ao documento.

Maio/2010 – Marcos Martins entrega o abaixo-assinado a Casa Civil do Estado de São Paulo. Movimento teve apoio da Abrea (Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto) e da Cissor (Comissão Intersindical de Saúde de Osasco e Região).

Junho/2010 – Diretor-presidente da Fundação Oncocentro de São Paulo, dr. Edmur Flávio Pastorelo, diz ao parlamentar que governo do estado estuda implantar Centro de Oncologia região.

Maio/2011 – Marcos Martins visita o Hospital Regional e constata que prédio pode abrigar Centro Oncológico. Secretário de Saúde transmite ao deputado aceno positivo do governo estadual.

Setembro/2011 – Centro de Oncologia na região foi elencado como principal demanda durante audiência pública regional do Orçamento do Estado.

Fevereiro/2012 – Em reunião com a Comissão de Saúde na Alesp, Giovanni Guido Cerri, voltou a confirmar a intenção do governo paulista de implantar um Centro de Oncologia.