Marcos Martins realiza balanço do mandato
Com a proximidade do término do ano no legislativo e após trabalho à frente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o deputado estadual Marcos Martins (PT) realizou na sexta-feira (14), no auditório do Sindicato dos Bancários, em Osasco, balanço das atividades do mandato.
Durante a atividade foram destacados os principais projetos e frentes de trabalho do parlamentar, com destaque para o Projeto de Lei (PL) 769/11, que propõe proibição da fabricação, comercialização, uso e armazenatmento de produtos que contenham mercúrio, como os termômetros. O PL, que foi debatido neste ano em assembleia pública junto à sociedade civil foi aprovado durante sessão da Casa nesta quarta-feira (19) e segue para sanção do governador.
Além da luta contra o mercúrio, Marcos Martins teve atuação marcada pela diversidade de projetos, como os PL 354/2009, que prevê assistência técnica gratuita em moradias da população de baixa renda, o PL 441/07, que propõe inserção de psicólogos e assistentes sociais nas escolas, a PEC 9/2011, que garante atendimento à dependentes químicos na rede pública e o PL 580/10, que solicita a inclusão de nutricionistas nas escolas do estado.
Já à frente da Comissão de Saúde, o parlamentar se destacou na luta em defesa da universalidade do SUS e na coordenação de simpósio sobre drogas, audiência sobre doenças raras e a busca por igualdade na saúde, celebração do Dia Mundial da Saúde Campanha da Fraternidade 2012, audiência sobre perícias, discussão sobre redução da jornada de trabalho para enfermeiros, reajuste para servidores da saúde e discussão do plano de carreira dos médicos. Além destes, Marcos Martins conduziu trabalhos de acompanhamento e denúncia junto à Frente Parlamentar em Defesa do Iamspe, hospitais e santas casas de todo o estado e durante a discussão sobre o fechamento do CAISM e CRIA.
Marcos Martins ainda fez um balanço de suas conquistas para Osasco. Recursos para construção da UTI Infantil, compra de ambulância para a Saúde, para obras de acessibilidade na Estação CPTM do largo de Osasco, para implementação de parque no Conjunto Metalúrgicos e a luta para a instalação do Centro de Oncologia na cidade ao lado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, são alguns exemplos destas conquistas. Já na luta contra o amianto, Marcos Martins enfatizou os avanços com a repercussão da prisão dos diretores da Eternit, o ato em defesa do Dr. Hermano de Castro, da FIOCRUZ, a entrada da Central única dos Trbalhadores (CUT) e do senador Eduardo Suplicy, que inclusive apresentou Projeto de Lei que propõe o banimento do mineral no Brasil, e o julgamento da legalidade das leis que banem o asbesto no Supremo Tribunal Federal (STF).
Para o deputado Marcos Martins, todo seu empenho tem um motivo. Como é possível observar nas ações do nosso mandato, tenho me dedicado às causas sociais e às lutas trabalhistas. E tenho me empenhado cada dia mais para que o trabalhador tenha uma vida melhor e para que possamos ter um estado mais justo socialmente, justificou o parlamentar.
Ao final do evento, o parlamentar foi homenageado pela prefeitura de Arthur Nogueira, através do secretário de Educação, Marcos Roberto Campos, com a entrega de láurea ao deputado pelo encaminhamento de emenda à cidade que proporcionou a compra de instrumentos musicais que beneficiaram cerca de 700 alunos.
A plenária também contou com a presença do prefeito eleito Jorge Lapas e de renomes do cenário político e de movimentos sociais da região, como Eliezer de Souza (Presidente Associação Brasileira dos Expostos pelo Amianto/ABREA), os vereadores Didi (Pirapora), Ricardo Correia (Peruíbe) Mazé Favarão (Osasco), Edvanio (Embu das Artes) e Raimundo (Cajamar), que participaram da mesa, além de vereadores Mauro Batista (Várzea Paulista), Reis (São Paulo), João Gois e Aluisio Pinheiro, de Osasco, também, respectivamente, presidentes do PT Municipal e da Câmara Municipal, Luiz Fernando (Arthur Nogueira), Daniela Viana (Fartura), do secretário de Educação de Arthur Nogueira, Marcos Roberto Campos, do presidente da Aeimm (Associação dos Expostos e Intoxicados por Mercúrio Metálico), Valdivino dos Santos Rocha e de Daniel Amor, presidente do Conselho Regional de Engenharia.