Após quatro anos de luta, Centro de Tratamento Oncológico começa a virar realidade em Osasco

Ao lado do governador Geraldo Alckmin, o deputado estadual Marcos Martins acompanhou com entusiasmo o anúncio do Centro de Tratamento Oncológico de Osasco/ Crédito: José Luís da Conceição e Assessoria MM

Após mais de quatro anos de lutas e reivindicações junto ao governo do Estado de São Paulo, o deputado estadual Marcos Martins (PT) assistiu à concretização de um antigo projeto seu em conjunto com a população de Osasco. Em visita ao município, o governador Geraldo Alckmin anunciou a vinda do tão aguardado Centro de Tratamento Oncológico, que possibilitará aos pacientes com câncer ter acesso a um tratamento digno e mais próximo de casa.

O anúncio aconteceu no último sábado, 2 de março, no salão nobre da Aceo (Associação Comercial e Empresarial de Osasco), durante a cerimônia de assinatura de Protocolo de Intenções entre a Secretaria Estadual da Habitação e o município de Osasco, para o assentamento regular de 1000 famílias da Associação Raio de Luz, no Jd. Padroeira II, zona Sul da cidade.

Além do deputado petista, quem esteve lá para ouvir de perto o anúncio do governador foram os representantes do Grupo Oncovida e da ABREA (Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto), que empunhavam faixas cobrando justamente uma posição sobre a construção desse equipamento de saúde pública.

Trata-se de um pedido antigo desse grupo de pacientes e de familiares de pacientes oncológicos que vivenciam diariamente a dificuldade na busca do tratamento digno e adequado.  A ABREA, que defende os direitos dos contaminados pelo amianto, lembrou que muitos trabalhadores adquiriram câncer devido à exposição ao amianto, e que a luta pelo Centro também é uma continuidade do trabalho do deputado Marcos Martins.

O Centro de Oncologia faz parte da criação da Rede Paulista de Combate ao Câncer, que consiste na descentralização do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) para outras localidades dentro do estado. “É o hospital mais bem avaliado do SUS no Brasil. Na região Oeste ele vai ficar centralizado em Osasco e vamos trazer o serviço completo, com cirurgia, quimioterapia e radioterapia”, explicou o governador de SP.

Marcos Martins fez diversas intervenções junto às pastas da Saúde estadual e federal. Colheu, ao lado do grupo Oncovida e de movimentos sociais, mais de 50 mil assinaturas para um abaixo-assinado que foi entregue à Casa Civil do Estado de São Paulo, em 2010, pedindo um hospital especializado no tratamento dessa doença cada vez mais comum.

“Desde 2009 estamos nesta batalha. A angústia e o sofrimento de quem faz quimioterapia ou radioterapia é muito grande e, para quem mora em nossa região, é maior ainda, pois precisam ir a São Paulo e percorrer longas distâncias para realizarem o tratamento. Uma injustiça com quem já vive em um momento tão delicado e que precisa de muito apoio”, disse e completou: “é muito gratificante ver esta união de esforços e mobilização pelos pacientes oncológicos. Tenho certeza de que, com o ingresso de nosso prefeito Jorge Lapas nesta luta, concretizamos mais uma vitória com a vinda deste equipamento tão importante para nosso município”, destacou o deputado.