Deputados querem o fim do uso do amianto em Jacareí

Crédito: Divulgação

O deputado estadual Marcos Martins (PT), acompanhado do presidente da Abrea (Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto) de São Paulo, Eliezer João de Souza, esteve na tarde desta segunda-feira (25) no escritório político do deputado estadual Marco Aurélio (PT), em Jacareí. O encontro, que contou ainda com a presença do presidente da Câmara de Jacareí, vereador Edinho Guedes (PMDB), teve o intuito de discutir medidas para proibir o uso do amianto no município.

O amianto é uma fibra mineral natural sedosa que, por suas propriedades físico-químicas, como alta resistência mecânica, durabilidade e baixo custo, tem sido largamente utilizado na indústria, porém, é considerado prejudicial à saúde humana.

O deputado Marcos Martins é autor da lei paulista 12.684/2007, que proíbe a utilização do amianto em produtos como caixa d’água, telhas onduladas, tubulações, discos de embreagem, mangueiras, papéis, papelões, entre outros itens, evitando que a população tenha contato com a fibra.

Para o deputado Marco Aurélio, esta é uma causa que deve ser defendida por todos os parlamentares. “Essa é uma luta a favor da saúde da população. Não só apoio a causa, como estarei à disposição para ajudar no que for possível para que o amianto deixe de ser utilizado”, disse o deputado.

O vereador Edinho Guedes garantiu o seu apoio na Câmara de Jacareí para a aprovação de um possível projeto de lei que proíba o uso do produto na cidade.