Mundo se une contra o sedentarismo na Semana da Atividade Física

Crédito: Divulgação

Pessoas em todo o mundo participam da Semana da Atividade Física, que motivará eventos em quase todos os países do mundo, e será comemorada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC – em todas as Capitais do País, em 18 cidades do Interior de São Paulo, em 116 cidades da Colômbia e em 23 da Argentina, para citar apenas alguns exemplos.

No último dia 6 de abril foi realizada uma campanha para a “caminhada virtual” em prol do Dia Mundial da Atividade Física. A ideia foi registrar nas redes sociais mensagens que celebrem a data e incentivem a atividade física, como “Você já agitou hoje? Trinta minutos fazem a diferença” ou “Hoje é o Dia Mundial da Atividade Física. Agite sem barreiras”. Em seguida, basta pedir aos amigos que repliquem as postagens.

Os eventos estão confirmados em pelo menos 33 países – Argentina, Aruba, Bahrein, Bolívia, Brasil, Canadá, Catar, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Finlândia, Guatemala, Maurício, Inglaterra, Malásia, México, Estados Unidos, Nicarágua, Nigéria, Panamá, Paraguai, Porto Rico, Peru, Portugal, Rússia, Espanha, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Uruguai e Venezuela.

O objetivo principal é incentivar a atividade física como forma de prevenir doenças. Dados do Portal Agita, coordenador da campanha no Brasil, indicam que, todos os anos, cerca de 5,3 milhões de mortes relacionadas ao sedentarismo são registradas no mundo. Os brasileiros que decidirem aderir à campanha podem, além de postar mensagens em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram, registrar a participação na “caminhada virtual” por meio do site www.portalagita.org.br.