Em evento no Sindicato dos Metalúrgicos, Marcos Martins fala sobre proteção contra substâncias tóxicas no trabalho

Crédito: Assessoria/MM

No dia 28 de abril foi celebrado o ‘Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho’. A data foi instituída por sindicatos canadenses após acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina nos Estados Unidos em 1969. No Brasil, a Lei 11.121, oficializou a data em 2005.

No sábado, 27 de abril, o deputado estadual Marcos Martins (PT), compareceu a um evento realizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos, em Osasco, para lembrar a data. O deputado defendeu a importância da disseminação de informações sobre os males causados pelo contato com substâncias tóxicas, como o amianto e o mercúrio, no ambiente de trabalho.

“É fundamental reforçar nessa data a conscientização dos trabalhadores, para que tenham conhecimento dos danos que substâncias tóxicas como o amianto e o mercúrio causam à saúde. Iniciativas como essa ajudam e muito a conscientizar as pessoas e ampliam a luta, fazendo com que mais cidadãos ajudem a levar a mensagem sobre a importância da segurança no trabalho”, comentou Marcos Martins.

Todos os anos, milhares de trabalhadores são vítimas de acidentes no exercício da profissão no mundo todo. No Brasil, estatísticas oficiais do Ministério da Previdência demonstram que em 2011 foram registrados 711 mil casos de acidentes de trabalho, com 2.844 mortes e 14.811 incapacitações permanentes.

O parlamentar, que organizou a Semana de Proteção Contra o Amianto – projeto do seu mandato -, disse que o asbesto, como também é conhecido, causa cerca de 100 mil mortes por ano (principalmente através do câncer), e explicou como o mercúrio compromete o sistema nervoso central após intoxicação.