Em visita as cidades de Iracemápolis e Limeira, Marcos Martins incentiva criação de leis municipais contra o amianto
O deputado estadual Marcos Martins (PT) esteve na região metropolitana de Piracicaba na segunda-feira (30/09). O parlamentar cumpriu agenda nos municípios de Iracemápolis e Limeira, onde deu continuidade à luta pelo banimento do mercúrio e do amianto no Estado e contra o lobby das indústrias que fazem uso dessas substâncias tóxicas.
Em Iracemápolis, o deputado se reuniu com os vereadores Pedrão do Noé, Valdenito e Valzinho, que compõem a bancada do PT. O encontro também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Donizete Aparecido Stein e do vereador Juquinha do Ponto.
Na pauta da reunião, foram debatidos assuntos como conjuntura política local e nacional, bem como as prioridades para o município. Na oportunidade, Marcos Martins solicitou o apoio dos vereadores na criação de um projeto de lei que proíba o uso amianto no município, semelhante à lei de sua autoria que trata do banimento da substância em nível estadual.
A agenda encerrou na cidade de Limeira, onde, a convite do presidente da Câmara, Ronei Costa Martins, e dos vereadores Aloízio Marinho de Andrade, Érika Monteiro Moraes, Wilson Cerqueira e José Farid Zaine, o deputado falou sobre sua luta e a importância de seus projetos de lei que restringem o uso de produtos que são nocivos à saúde pública.
Após o encontro, os vereadores Ronei, Aluizio, Erika e Wilson, apresentaram ao Legislativo municipal um projeto de lei que pretende banir o amianto em Limeira, principalmente seu uso na construção civil.
O debate serviu como esclarecimento sobre a questão dos resíduos sólidos e o descarte do lixo perigoso, bem como a importância da derrubada do veto do governador do Estado ao PL 769, de autoria do parlamentar, que propõe a eliminação progressiva do uso de equipamentos hospitalares com mercúrio nas unidades de saúde pública do Estado de São Paulo