Governo federal libera R$124 milhões para obras viárias em Osasco
]Ao lado do prefeito Jorge Lapas e da delegação de Osasco, o deputado estadual Marcos Martins acompanhou o anúncio da presidenta Dilma, no Céu Pimentas, em Guarulhos, de verbas para a canalização do córrego João Alves e para investimentos em mobilidade urbana. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira, dia 7 de novembro. Ao todo, serão R$ 124 milhões em recursos que custearão, além da canalização, a ampliação da Avenida Visconde de Nova Granada, projeto iniciado no governo do ex-prefeito Emidio de Souza.
Também está prevista a abertura de ligações e ramais que conectarão a Nova Granada às avenidas Flora e Sara Veloso – diminuindo o tempo gasto no trajeto para acessar tanto o Rodoanel quanto a Raposo Tavares. Além disso, também serão instalados ciclovia, ‘semáforos inteligentes’, câmeras de monitoramento e pontos de ônibus em plataformas elevadas com acessibilidade.
Em seu discurso, a presidenta Dilma argumentou que em cidades como Osasco, em regiões metropolitanas, a questão da mobilidade urbana é tema central para avançar com o desenvolvimento. Já fizemos também investimentos na Capital e no ABC. E isso é importantíssimo, porque acreditamos que a questão da mobilidade urbana está no centro da questão da qualidade de vida das pessoas, destacou.
Para o deputado Marcos Martins, a parceria entre Governo Federal e o município de Osasco já garantiu inúmeras melhorias à população, como as cinco mil unidades habitacionais que já foram entregues a partir de projetos em convênio com a União. Nos últimos dez anos, Osasco foi contemplada com projetos de infraestrutura e urbanização. Agora, com investimentos em mobilidade urbana, teremos a oportunidade de dar vazão ao crescente volume de deslocamentos em Osasco, e que influenciam também as cidades vizinhas, ressaltou.
Cronograma de investimentos
Já licitados e prontos para começar, os projetos serão divididos em duas etapas. A primeira envolve a continuação da duplicação da Avenida Visconde de Nova Granada e canalização do córrego João Alves. Nesta fase, também será construído um corredor com faixa exclusiva de ônibus que vai cortar a cidade da Zona Norte à Zona Sul, fazendo a ligação viária entre o Jardim Helena Maria e o Rodoanel.
Já na segunda fase será realizada a urbanização da Favela da 13, com a construção de 360 moradias. Além disso, também será feita a ampliação e duplicação de vias. Nesta fase, também está prevista uma bifurcação na Avenida Visconde de Nova Granada, um lado fazendo a ligação com a avenida Flora e o outro, através da construção do primeiro túnel da cidade, fazendo a ligação com a avenida Sarah Veloso.
A Prefeitura de Osasco espera entregar a primeira etapa ainda do primeiro semestre de 2014. Já a obra completa tem três anos de previsão de conclusão.
Segundo estudo das secretarias de Transporte e Mobilidade Urbana e Serviços e Obras, com a construção de faixas exclusivas para ônibus cortando a cidade de norte a sul, mais de 77 mil pessoas serão beneficiadas diretamente com a ação. Estima-se que mais 300 mil pessoas sejam beneficiadas indiretamente com a obra completa.
Os recursos federais vão financiar ainda um projeto de viabilidade para implantação de um VLT (Veículo Leve Sobre os Trilhos) nas marginais do trecho Oeste do Rodoanel, no trecho que liga Osasco a Carapicuíba.
Transformando Osasco
Durante o evento, o prefeito de Osasco, Jorge Lapas, afirmou que este anúncio envolve mais uma das diversas parcerias com o governo federal que estão transformando a história da cidade. Nos últimos anos, Osasco avançou da 24ª para a 12ª posição no ranking dos maiores PIBs do País e isso não aconteceu à toa. Esse avanço é resultado do investimento maciço que o governo federal destina à cidade em todas as áreas, destacou, presenteando a presidenta com uma placa com o símbolo da campanha Osasco é a Nossa Casa.