No Dia Mundial do Meio Ambiente, Marcos Martins participa de ato contra a falta de água em SP

Crédito: Assessoria/MM

Na manhã desta quinta-feira (5/6), o deputado estadual Marcos Martins participou do ato organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT/SP) que aproveitou a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente para alertar sobre a crise de abastecimento de água em todo estado.

Trabalhadores e sindicalistas se reuniram na praça Vitor Civita, próximo à Estação Pinheiros do Metrô, e seguiram em caminhada até a sede central da Cetesb e da Sabesp. O ato foi realizado em resposta à crise da água agravada pela ineficácia do Governo Alckmin, e reuniu vários movimentos sociais e sindicatos.

O deputado Marcos Martins, que é membro da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na Assembleia Legislativa (Alesp), apoiou e acompanhou de perto a manifestação. Para ele, o governo do estado foi omisso, não aplicou devidamente os recursos e não reduziu as perdas de água decorrentes de vazamentos. “O governador não pode colocar a culpa na falta de chuva, e muito menos punir a população com multas ilegais. Precisamos fazer um debate sério sobre a questão da água em São Paulo. O Sistema Cantareira suportou por 40 anos todo tipo de agressão, da exploração irracional à leniência com ocupações irregulares, e agora a ameaça entrar em colapso”, alertou o parlamentar.

A realização da manifestação partiu do seminário “A Crise da Água em São Paulo”, realizado na Assembleia Legislativa no dia 13 de maio e que contou com a participação de diversas entidades sindicais, sociais e da bancada do PT na Alesp. Desse mesmo Seminário partiu o requerimento de Marcos Martins pedindo a abertura de uma CPI da Sabesp.

A principal função da CPI seria investigar as perdas de água da companhia, já que ela tem um contrato de R$ 400 milhões com a empresa japonesa de desenvolvimento – Jica –, executado desde 2009, mas a situação continua a mesma: perde-se 31,2% da água tratada para abastecer a região metropolitana de São Paulo. O índice representa cerca de 950 bilhões de litros – quantidade equivalente a quase todo o “volume útil” do Sistema Cantareira, que tem capacidade para 981 bilhões de litros.

“Essa manifestação teve como objetivos principais denunciar a irresponsabilidade do governo tucano e da Sabesp e esclarecer a população sobre a gravidade do problema, como por exemplo, o uso do volume morto. Será entregue um documento (carta-compromisso) ao secretário de Recursos Hídricos do Estado, Mauro Arce”, disse Marcos Martins.