Marcos Martins conquista Centro de Tratamento do Câncer para Osasco e região

Em 2009, no calçadão, deputado estadual Marcos Martins coleta assinaturas para Centro de Tratamento ao Câncer em Osasco/ Crédito: Assessoria/MM

Desde 2009, ainda em seu primeiro mandato, o deputado estadual Marcos Martins (PT), diretores da ABREA (Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto) e o Oncovida, entidade representante de pacientes com câncer, se mobilizam para trazer um centro de tratamento do câncer para a região. O Instituto do Câncer de Osasco finalmente se concretizou e foi inaugurado na manhã de segunda (11/8), e deve atender cerca de quatro mil pessoas.

A unidade, ligada à Secretaria de Saúde do Estado e à Faculdade de Medicina da USP, está localizada na Avenida Benedito Américo de Oliveira, na Vila Yara e representa grande avanço para a população da cidade e de toda a região oeste da Grande São Paulo. Em sua fase inicial, o Instituto realizará mais de 350 consultas e 130 sessões de quimioterapia, mensalmente.

O Centro Oncológico de Osasco conta com especialistas de oncologia clínica, radioterapia, cuidados paliativos, além de dentistas, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais. A unidade vai atender pacientes de Osasco, Barueri, Carapicuíba, Jandira, Itapevi, Pirapora do Bom Jesus e Santa de Parnaíba, que hoje representam mais de 10% do total de atendimentos do ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) na capital, de acordo com a Secretaria da Saúde.

“Essa unidade é uma vitória de todos que lutaram durante esses cinco anos. O Centro Oncológico é um avanço para os pacientes e as famílias que se deslocavam para a capital para passar por todo tipo de tratamento”, afirma Marcos Martins, deputado estadual que sempre trabalhou na Assembleia para trazer o Instituto à cidade.

Por sua vez, o prefeito de Osasco, Jorge Lapas, destacou Marcos Martins como o protagonista dessa conquista. “Milhares de pessoas na nossa região precisam de atendimento médico especializado no tratamento da doença. É fundamental para Osasco a construção desta estrutura, que teve total apoio e incentivo do deputado estadual Marcos Martins. Sua batalha na Assembleia e nas ruas se concretiza agora com a instalação deste importante dispositivo de saúde pública”, declarou.

O Instituto inaugurado em Osasco é o primeiro de todo Estado fora da capital.