Centro de Tratamento do Câncer: uma conquista imensurável

Quando o resultado de uma luta alcança o objetivo traçado é imensurável o sentimento que essa conquista desperta. A conquista do Centro de Tratamento do Câncer, que irá atender pacientes de Osasco e região, é um desses momentos. Sem dúvida foi uma das maiores lutas da minha vida pública, uma das mais significativas vitórias.

Quando iniciei esta empreitada em 2009, ao lado do grupo Oncovidas e da Abrea (Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto), sabia que não seria uma tarefa fácil. Até porque os integrantes do Governo que administram o Estado há mais de 20 anos têm uma política de saúde centralizadora, ineficiente e danosa para o povo paulista.

E muitos pacientes, ao se dirigirem à capital para fazer o tratamento dessa doença que afeta milhões de brasileiros, para fazer radio e quimioterapia, em muitos casos estão debilitados e sofrem muito. Fomos às ruas e, com a ajuda popular, colhemos mais de 50 mil assinaturas em um abaixo-assinado que entregamos ao Governo Estadual cobrando a instalação de um Centro de Tratamento de Câncer em Osasco.

Durante cinco anos fizemos audiências públicas, indicações ao orçamento do Estado, reuniões com responsáveis pela Secretária de Saúde (passaram de três secretários pela pasta) e pelo Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), reuniões com o ex-ministro e hoje candidato a governador de São Paulo, Alexandre Padilha (defensor da causa), caminhadas e uma campanha intitulada Chega de Espera, a qual houve grande engajamento popular.

Essas ações levaram o Governo Paulista a atender o anseio popular. O Centro Oncológico conquistado, localizado na Avenida Benedito Américo de Oliveira, na Vila Yara, realizará mensalmente em sua fase inicial mais de 350 consultas e 130 sessões de quimioterapia. Mas nem todos os serviços estarão funcionando. O Governo promete que em três anos o Centro atenderá em sua plenitude, com todos os equipamentos e serviços. Continuarei cobrando para que isso aconteça.

Dia 11 de agosto entra para história de Osasco e região como um marco na luta por uma saúde melhor. Dia 11 de agosto ficará gravado como data especial em minha vida pública. Especial por retribuir a confiança que o povo de Osasco e região depositaram em mim nas urnas e que não meço esforços para retribuir.