Marcos Martins realiza panfletagem na semana do Bancário

Crédito: Assessoria/MM

Na semana que marca o Dia dos Bancários (28/8), o deputado estadual Marcos Martins realizou panfletagem de material sobre a data em diversos bancos de Osasco e região, como no Bradesco da Cidade de Deus, em Osasco; no Centro Administrativo do Unibanco, na Raposo Tavares;  no Bradesco Núcleo Alphaville, e muitos outros. Na ocasião, o parlamentar parabenizou os trabalhadores e falou sobre sua luta ao lado dos bancários.

Sindicalista há 35 anos, Marcos Martins ajudou na fundação da regional Osasco do Sindicato dos Bancários de São Paulo, onde trabalhou como coordenador durante a década de 80. “Naquela época, conseguimos que os bancos respeitassem os feriados municipais e reconhecessem a folga remunerada dos trabalhadores. Também estivemos presentes nas principais greves por melhores salários e por melhores condições de trabalho”, completa Martins.

Mesmo quando vereador e deputado na Alesp, Marcos Martins procurou retribuir a categoria aprovando o Projeto de Lei 1.281/07, que obriga todas as agências bancárias do estado de São Paulo instalarem as portas de segurança, protegendo os funcionários e clientes. No entanto, o PL foi vetado pelo governador.

Em defesa da categoria, Marcos Martins buscou a recuperação do poder aquisitivo e segurança do bancário, assim como a garantia de seus direitos em caso de doenças ocupacionais e assédio moral. “No passado e no presente, sempre serei aliado dos bancários na edificação de um futuro que valoriza o trabalhador como ser humano e sua importância na construção da sociedade”, afirma Marcos Martins.

Sobre o Dia do Bancário

A data surgiu quando bancários de São Paulo decretaram greve em uma grande assembleia ocorrida em 1951, após ouvir dos patrões uma contraproposta à suas reivindicações que consideraram inaceitável. Os trabalhadores reivindicavam reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. Sem acordo, os bancários paulistas enfrentaram 69 dias de greve sob repressão dos DOPS e pressão até de outros sindicatos da categoria. Em 5 de novembro, a Justiça concedeu reajuste de 31%, pondo fim à paralisação.

Por isso, o Dia dos Bancários deve ser sempre lembrado pela garra, determinação e perseverança desta categoria de trabalhadores.