Artistas e juristas mobilizam-se contra o golpe

Crédito: Jorge Araújo/Folhapress

Juristas mobilizam-se pela legalidade!

Nesta última semana, aconteceram vários eventos promovidos por advogados e juristas por todo Brasil. Em muitas faculdades e universidades particulares e públicas, por exemplo, houveram eventos destinados a debater a situação jurídica do país.

No estado São Paulo, o destaque foi para as mobilizações feitas na USP, UNICAMP, UNESP e PUC-SP, onde foram questionados os métodos e os argumentos utilizados na tentativa de impedir a presidente Dilma Rousseff de continuar exercendo sua função.

Entre os juristas que se mostraram a favor da democracia estão o escritor e advogado Fábio Konder Comparato; professor de direito da PUC SP, Celso Bandeira de Mello; o diretor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco, Francisco de Queiroz Bezerra Cavalcanti; o advogado criminalista, mestre e doutor em Direito Penal pela USP, Alberto Toron; a integrante da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (Renap), Camila Gomes; o ministro da Justiça, Eugênio Aragão; e o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo.

Artistas protestam em defesa da democracia e contra o golpe!

Da mesma maneira que outros setores da sociedade civil organizada realizaram manifestações diversas, muitos artistas e produtores culturais marcaram seu posicionamento em defesa da legalidade, pela democracia e contra o golpe.

Por todo Brasil, aconteceram eventos e ações, expressando desacordo com a tentativa de impeachment sobre a presidente Dilma Rousseff. Uma dessas ações foi um abaixo-assinado com mais de dois mil nomes de artistas e produtores culturais de diversos estados do país.

Além de abaixo-assinados, moções, declarações, houve também atos e vigílias de artistas de destaque no país.

Dentre estes, citamos aqui: Wagner Moura, Chico Buarque, Paulo Betti, Henri Castelli, Camila Pitanga, Beth Farias, Ana Muyllaert, Letícia Sabatella, Otto, O Teatro Mágico, Leci Brandão, Gregório Duvivier, Chico César, Marina Person, Sérgio Mambert, Celso Frateschi, GOG, Laerte, entre outros.