8 de março: Troque as flores pelo respeito. O ano todo!

O Dia Internacional das Mulheres (8 de março) representa a luta por igualdade de direitos e oportunidades no mundo todo. No entanto, mais do que dar flores em um dia tão específico e continuar menosprezando e violentando o gênero sistematicamente, vale o aprimoramento da democracia e o respeito praticados todos os dias.

No Brasil, a organização política das mulheres ganhou destaque no início do século XX; foi ampliado na década de 1930, quando elas conquistaram o direito ao voto; cresceu na década de 1970, nos debates sobre igualdade de gênero, sexualidade e saúde da mulher; se materializou em 1985, com a 1ª Delegacia da Mulher e, mais recentemente, em 2006, viu uma grande conquista com a aprovação da Lei Maria da Penha.

Embora estes marcos representem grandes avanços, nossa sociedade ainda está longe de ser inclusiva e justa com as mulheres – especialmente no que tange a participação no mercado de trabalho, instâncias de poder e até nas ruas ou dentro de casa. Eis o sentido do 8 de março: promover a conscientização sobre os temas sensíveis à ELAS todos os dias de nossas vidas em sociedade.

 

Encontro das Mulheres em Osasco

“As mulheres conquistaram muitos avanços, mas ainda estamos longe de viver em uma sociedade livre do machismo. A luta por igualdade entre homens e mulheres é justa e a busca por autonomia, por igualdade em casa, no trabalho e na política ainda são temas atuais. Com políticas que as apoiem, o caminho para essas conquistas pode ser encurtado. Neste sentido, a conscientização é fundamental, por isso convido todas as mulheres para participarem do nosso encontro”, afirmou o deputado Marcos Martins.

Como é prática tradicional do mandato do deputado estadual Marcos Martins, a assessoria organizou mais um “Encontro das Mulheres”, a ser realizado em 18 de março, às 15h, na UAPO (União dos Aposentados e Pensionistas de Osasco), localizado na Rua Minas Bogasian, 97, no centro de Osasco.

A proposta do encontro é debater a vida comum das mulheres no Brasil, sua organização e desafios na busca por igualdade. O evento contará com a presença das convidadas: Juliana Cardoso, atual vereadora da cidade de São Paulo, e Sônia Rainho, ex-Coordenadora da Mulher, Igualdade Racial e Diversidade Sexual de Osasco. Além disso, haverá um sarau musical, especialmente organizado a partir de um repertório dedicado às mulheres.