AME OSASCO – o que impede a implantação do equipamento?

Na última semana, a demanda por um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) na cidade de Osasco ganhou destaque na imprensa local. Com aproximadamente 700 mil habitantes, o município é o maior da zona oeste metropolitana da capital, e talvez o único que possa abrigar o equipamento para atender toda a região.

Em 2014, o deputado estadual Marcos Martins protocolou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo uma indicação ao governador Geraldo Alckmin (Indicação num. 2339 de 2014) para que um Ambulatório de Especialidades fosse construído em Osasco.  Ainda no mesmo documento, o deputado citava o antigo prédio do Instituto Adolfo Lutz, de propriedade do governo do Estado, como propício para receber a unidade médica.

A justificativa, segundo Martins, era que o município já recebia pacientes provenientes de cidades como Jandira, Itapevi e Carapicuíba, por exemplo, tendo suas unidades de saúde sobrecarregadas e o atendimento à população prejudicado. “A instalação de uma AME em Osasco trará maior rapidez nos diagnósticos e ajudará a desafogar os sistemas de saúde da cidade e de toda região”, ponderou na época.

Cansado do pouco caso do governo do Estado, em 2016, Martins voltou a cobrar a gestão Alckmin pela implantação do Ambulatório. Desta vez em reunião da comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, realizada em 27 de setembro com a presença do secretário estadual de Saúde, Dr. David Uip. Na ocasião, Martins cobrou do secretário uma previsão sobre a construção da AME e a conclusão da reforma do Hospital Regional de Osasco, que se arrasta há vários anos.

Para que a proposta finalmente saísse do papel, nos últimos três anos, o deputado Marcos Martins vem fazendo indicações de destinação de recursos do orçamento do estado para a construção da AME. A última indicação, de 2016, apontava para a necessidade de destinar, já em 2017, recursos com esta finalidade. Nem o Palácio dos Bandeirantes ou a secretaria estadual de Saúde, no entanto, tem se posicionado sobre o assunto.