Dia do Tai Chi Chuan é comemorado mundialmente neste sábado

Sancionada em 2009, a Lei 13.448, de autoria do deputado estadual Marcos Martins, incluiu no calendário oficial do estado de São Paulo o Dia do Tai Chi Chuan, a ser comemorado no próximo sábado, 29 de abril. A data é celebrada simultaneamente em todo o mundo, com a realização de aulas, palestras e apresentações.

O Tai Chi Chuan pode ser praticado por pessoas de todas as idades e é extremamente respeitoso com a condição física de cada indivíduo. As atividades atendem tanto quem busca equilíbrio físico e mental; a recuperação ou promoção da saúde ou o condicionamento físico, inclusive de atletas. A prática regular do Tai Chi auxilia na prevenção e redução do estresse e da sobrecarga mental; fortalece o sistema nervoso e imunológico; aumenta a vitalidade, energia e disposição entre outros benefícios.

O deputado estadual Marcos Martins afirma que promover e valorizar o Tai Chi Chuan é uma maneira de incentivar a população a praticar atividades físicas, respeitando seus limites e promovendo a saúde. “Em meus mandatos, a saúde da população sempre foi prioridade. O Dia do Tai Chi Chuan, por exemplo, é importante não só para o reconhecimento dessa arte milenar, o que já seria o suficiente, mas na difusão de uma atividade benéfica a todos. A população precisa praticar atividades físicas e o Tai Chi pode ser uma boa opção”, explicou Martins.

A trajetória política do deputado estadual Marcos Martins é marcada pelo trabalho realizado em defesa da saúde do trabalhador. O mandato do parlamentar aderiu grandes lutas que resultaram na criação de leis para incentivar o cuidado com bem-estar e prevenção, entre outros aspectos fundamentais para que a população tenha uma vida saudável.