Marcos Martins luta para derrubar veto de Alckmin a PL contra o benzeno, material cancerígeno

 

Os riscos da exposição ao benzeno, substância cancerígena presente em diversos subprodutos do petróleo, como a gasolina, foi tema de palestra da diretora técnica do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Estado de SP, Simone Alves dos Santos, à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do estado, na terça-feira, 19. Autor de projeto de lei que estabelece medidas de controle contra a exposição ao benzeno em postos de combustíveis, o deputado estadual Marcos Martins participou do evento.

O parlamentar destacou que os frequentadores dos postos, principalmente os frentistas, estão altamente expostos ao material cancerígeno: 45% dos estabelecimentos do tipo no estado apresentam algum tipo de contaminação. O índice representa mais de 70% das áreas contaminadas em São Paulo.

Só na cidade de São Paulo, segundo dados da Cetesb, há mais de 9 mil postos de combustíveis e cerca de 232 mil frentistas, constantemente expostos ao benzeno, presente na gasolina.

Marcos Martins ressaltou ainda a importância do trabalho de prevenção e fiscalização contra a exposição prolongada ao benzeno. O deputado busca derrubar o veto do governador ao PL 247/15, de sua autoria, que busca reduzir a exposição da população paulista ao benzeno, com a proibição do abastecimento de combustíveis após ser acionada a trava da bomba.

“Devemos reduzir os riscos e os danos à saúde, trabalhar para conscientizar a população, principalmente os trabalhadores frentistas, sobre os malefícios do benzeno”, afirma Marcos Martins.