Semana de Proteção Contra o Amianto acontece até sexta-feira, 27

Nessa segunda-feira, 23/4, o deputado estadual Marcos Martins esteve no Calçadão de Osasco para participar de mais uma edição da Semana de Proteção Contra o Amianto, que acontece até essa sexta-feira, 27/4.

Na ocasião, o parlamentar, autor da Lei 12.684, de 2007, que proíbe o uso do amianto em todo o estado de São Paulo, aproveitou para conversar com a população sobre os malefícios do amianto para a saúde dos trabalhadores e da sociedade de maneira geral.

A Semana de Proteção Contra o Amianto, organizada pela Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (ABREA), em conjunto com o mandato do deputado Marcos Martins, faz parte do calendário oficial do estado.

Consequências para a saúde

O contato com o mineral fibroso pode causar câncer no pulmão; mesotelioma de pleura (tecido que reveste o pulmão) e peritônio (reveste a cavidade abdominal); cânceres de laringe e aparelho digestivo; asbestose (endurecimento lento do pulmão, causando falta de ar, cansaço, emagrecimento, dores nas pernas e costas); doenças pleurais, derrames, espessamentos, distúrbios ventilatórios; entre outros.