Marcos Martins participa de audiência sobre benzeno em Osasco

Na última segunda-feira, 14/5, o deputado estadual Marcos Martins participou de Audiência Pública “Lei aprovada: como seguir combatendo a exposição ao benzeno”, na Câmara Municipal de Osasco, por iniciativa da vereadora Lúcia da Saúde, que discutiu a aplicação da Lei 16.656/2018, de âmbito estadual, de autoria do parlamentar.

Entre outras medidas de segurança, a legislação proíbe que os postos de combustível de todo o estado de São Paulo abasteçam os veículos além do limite da bomba, respeitando a trava de segurança e impedindo a liberação do benzeno durante o abastecimento do veículo. Assim, a Lei visa a preservação da saúde de mais de 230 mil trabalhadores frentistas que atuam em mais de nove mil postos pelo estado, assim como a saúde dos clientes e, consequentemente, do meio-ambiente.

O benzeno é um líquido incolor e inflamável, que compõe a fórmula da gasolina. Trata-se de substância cancerígena altamente prejudicial à saúde, gerando diversos males a curto e longo prazo a todos expostos.

Dentre os expositores convidados, marcaram presença, além do deputado Marcos Martins, a Assessora Técnica da Secretaria Estadual da Saúde, Neli Magnanelli, bem como o Presidente da Federação Estadual de Frentistas do Estado de São Paulo, Luiz Arraes.