Artigo: Preservar o meio-ambiente é mais do que necessário, é sinônimo de qualidade de vida e saúde

Como de costume, anualmente, no dia 5 de junho, celebramos o Dia Mundial do Meio-Ambiente. Trata-se de uma data importante para destacar os desafios colocados nessa área.

Dentro das nossas possibilidades, estamos trabalhando para combater ações que contaminem e poluam o planeta. Desse modo, continuo lutando contra substâncias tóxicas utilizadas no meio rural e urbano, como os agrotóxicos, o amianto, benzeno e o mercúrio.

Tenho denunciado o descaso do governo do Estado e da SABESP com a gestão da água em São Paulo, com um olhar especial para o necessário tratamento de esgoto e o fim do desperdício e poluição desse recurso tão vital, através da despoluição de rios, córregos e a preservação de áreas de mananciais.

A privatização de áreas de proteção ambiental, parques públicos e a construção de barragens que causam um enorme impacto ambiental e humano é irreparável para as próximas gerações. Acredito que desenvolvimento e preservação ambiental devem andar juntos.

Por isso, o Dia Mundial do Meio-Ambiente é importante. Fundamental, para conscientizar a população sobre a necessária preservação dos nossos recursos naturais. A defesa do meio-ambiente é a defesa de um mundo melhor para todos.

Marcos Martins é deputado estadual, membro titular da Comissão de Meio-Ambiente e Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo