População reclama da falta de vagas nas creches
O vereador Marcos Martins tem recebido inúmeras reclamações da população por causa da falta de vagas nas creches e pré-escolas municipais de Osasco. Buscar uma vaga está virando uma maratona que deixa país e mães em desespero.
O problema é a falta de investimentos. Desde o início do processo de municipalização da educação, a creche e pré-escola deixaram de ser prioridade da Prefeitura, explica o vereador. Como ficam as mães que trabalham, questiona Marcos Martins.
De fato, os números são alarmantes. Um estudo realizado pelo gabinete da vereadora Mazé, integrante da bancada do PT que é liderada por Marcos Martins, mostra que a Secretaria da Educação atende menos de 25% da população. Com números do Censo do IBGE 2000, estima-se que existam mais de 82 mil crianças em idade pré-escolar em Osasco (0 a 6 anos), mas apenas 19.540 foram atendidas pela rede pública municipal, enquanto outras 1348 ingressaram nas escolas particulares credenciadas em 2003.
Com a municipalização e a criação do Fundef [Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental], o município concentra a maior parte dos seus gastos no ensino Fundamental, que é o que garante a vinda de verbas do Estado. Mas está deixando de lado as creches e pré-escolas, denuncia .
Reverter essa situação não será fácil, alerta o vereador. A população precisa se mobilizar e nos ajudar a cobrar. A bancada do PT na Câmara vai continuar batendo nesta questão. Usaremos os recursos possíveis para tentar reverter esse quadro. A Administração tem de priorizar as creches e pré-escolas, ao invés do ensino fundamental, que deve ser prioridade do Estado, diz o vereador Marcos Martins.