Vereador e secretário vistoriam serviços emergenciais feitos no Jardim Roberto

A canalização parcial feita, durante a administração anterior, do córrego que corta o Jardim Roberto tornou-se um pesadelo para os moradores das proximidades, principalmente os da Avenida Marechal João B.M. de Moraes, cujas casas têm o córrego ao fundo. A obra, mal dimensionada e irregular, foi feita por ocasião da construção da EMEI Cidade das Flores. A espessura dos canos é insuficiente para a vazão das águas pluviais, além disso, muitas pessoas despejam lixo, entulhos e até móveis velhos no local, agravando o problema.
Procurado pelos moradores, o vereador Marcos Martins começou uma busca pela solução. Durante a administração passada, o vereador manteve várias gestões junto à prefeitura, mas a resposta só chegou com a nova administração. No final de janeiro ele participou de uma reunião com o secretário municipal de obras Jorge Lapas e moradores do bairro, que queriam respostas para o fim das inundações. No encontro, Lapas assumiu o compromisso de evitar, em caráter emergencial, que a água invadisse as casas, para posteriormente providenciar uma solução definitiva. A medida imediata combinada com os moradores foi limpar o córrego e as bocas de lobo, e fazer uma vazante para comportar a água das chuvas.

Vistoria

Na última semana, acompanhado por Marcos Martins, o secretário retornou ao local e conferiu, de perto, o serviço que havia sido realizado. “Foi feita a vazante e a limpeza. A prefeitura retirou muitos entulhos do local, inclusive uma árvore, que, com certeza ajudava a reter mais lixo e impedia o escoamento da água” comentou Marcos Martins.

A solução definitiva do problema – que pode ser a remoção total da canalização mal feita e a extensão da obra até as proximidades do cemitério Santo Antônio – faz parte de uma segunda etapa de trabalho da secretaria de obras, que ainda está sendo estudada. “Apesar das dificuldades que a administração Emidio enfrenta neste primeiro momento, a prefeitura quer dar a devida atenção ao caso destes moradores”, disse o secretário referindo-se à falta de equipamentos e de pessoal que impede o início imediato das obras. Em conversa com moradores durante a vistoria aos serviços, Lapas destacou ainda a possibilidade de a prefeitura fazer uma praça sobre parte do córrego canalizado.