Canalização de córrego na Vila Yolanda está quase concluída
Os moradores da rua Timóteo da Silva, na Vila Yolanda, terão motivos para comemorar nos próximos dias. Está previsto para o fim de julho o término da obra de canalização do córrego que passa na viela localizada nos fundos das casas da Timóteo da Silva. A obra é resultado de uma luta que vem sendo travada há vários anos, com ajuda do vereador Marcos Martins.
O córrego causava enormes problemas aos vizinhos. O local era vítima constante das inundações, acúmulo de lixo, proliferação de ratos e insetos com risco à saúde pública e estava até mesmo abalando a estrutura de algumas residências. Alguns proprietários chegaram a pensar em abandonar o bairro.
A população já não agüentava mais. Vínhamos apresentando requerimentos ano após ano, organizando comissões para discutir com a administração passada e entregando abaixo assinados. Na outra gestão, a Prefeitura chegou a enviar tubos que ficaram em exposição nas margens do córrego, sem nunca serem usados. A população sentiu-se enganada e humilhada, lembra o vereador Marcos Martins. Segundo ele, a exposição de tubos aconteceu coincidentemente em plena época eleitoral, no ano de 1996 e os canos foram desaparecendo do local, um a um, após as eleições.
No dia 14 de maio, a convite do vereador Marcos Martins, o prefeito Emidio visitou o local, quando reforçou o compromisso de sua administração de concluir, até o final da gestão, as obras de canalização de outro córrego, o João Alves, outra antiga reivindicação da Vila Yolanda e bairros vizinhos. Na ocasião, o Secretário de Obras Jorge Lapas acompanhou o vereador Marcos Martins e os moradores numa inspeção ao córrego da viela nos fundos da Rua Timóteo da Silva e conferiu a precária situação.
É uma conquista importante para essa população que chegou a ser enganada com promessas vazias. O ritmo acelerado da obra iniciada após a visita do prefeito mostra o compromisso da administração Emídio com as reivindicações da população, avalia o vereador Marcos Martins.
Outra reivindicação antiga dos moradores e do vereador Marcos Martins que foi atendida é o calçamento na área externa do Cemitério Santo Antônio, na área ao lado do batalhão da Polícia Militar, ao longo da avenida João de Andrade, no Bairro do Santo Antônio.
Desde sua construção o passeio era de terra batida e, além dos desníveis e irregularidades que colocavam os pedestres em risco, virava um tormento para quem precisava passar pelo local em dia de chuva.
Há pouco mais de 15 dias a obra foi finalmente executada. Essa atenção é fundamental para os moradores de Osasco. Muitas vezes é a demora na conclusão de uma obra simples e de baixo custo para a prefeitura que mais causa transtornos à população, comenta o parlamentar.