Agricultura Urbana em Osasco é tema do novo projeto de Marcos Martins
De olho no desenvolvimento econômico do município e buscando alternativas que gerem trabalho e que contribuam no combate à fome, Marcos Martins propõe um Projeto de Lei sobre agricultura urbana, que visa o cultivo de hortaliças, legumes, plantas medicinais ou frutíferas e flores. Além disto, a iniciativa também foca a produção artesanal e o processamento de alimentos.
O programa de agricultura está sendo discutido com as Secretarias da Habitação, Meio Ambiente, Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão Social, e Indústria, Comércio e Abastecimento. A ação conjunta das secretarias viabilizará o projeto, que poderá integrar o Programa Economia Popular e Solidária.
O Projeto de Lei prevê algumas ações como o incentivo à agricultura familiar e a inclusão social. Alunos de escolas públicas municipais, portadores de deficiências e cidadãos da terceira idade também poderão ser beneficiados pelo projeto através das atividades educacionais ou terapias ocupacionais.
O programa poderá ser implantado em áreas públicas ou privadas. A partir desta iniciativa, locais que estão abandonados, com entulhos e que favorecem a criminalidade, serão utilizados para o bem da cidade, enfatiza o vereador.
Parcerias com empresas como, por exemplo, a Eletropaulo estão sendo estudadas para ampliar o projeto. O intuito é, além de utilizar os terrenos para o cultivo, agregar valor ao trabalho, finaliza Marcos Martins.