Marcos Martins participa da abertura do 10° Encontro de Moradia Popular
O deputado estadual Marcos Martins (PT) participou e fez parte da mesa de abertura do 10° Encontro Estadual de Moradia Popular realizado no dia 15 de junho, na Câmara Municipal de Campinas. O evento é uma ação da UMMSP (União dos Movimentos de Moradia de São Paulo), a qual é formada por movimentos populares em suas diversas expressões, como movimento sem-teto, cortiços, favelas, loteamentos, mutirões e ocupações.
A atividade, que celebrou 20 anos de lutas por moradias da entidade, contou também com a participação do senador Aloizio Mercadante (PT), do Presidente do PT-SP Paulo Fratechi, dos deputados federais João Paulo Cunha (PT) e Carlos Zaratini (PT), da deputada estadual Ana Perugine (PT), do vereador e anfitrião Ângelo Barreto (PT), entre outras autoridades do Estado.
O Encontro, que se estendeu pelos dias 16 e 17, teve como tema Construir o Sistema e a Política Estadual de Moradia, e reuniu cerca de 600 delegados de movimentos por habitação do Estado que são ligados à entidade, e ainda contou com a participação de outras entidades sociais como membros observadores.
Durante os debates do Encontro, foram tiradas propostas com o intuito dos movimentos cobrarem do poder públicos projetos e ações para soluções de moradia em São Paulo, como a criação de um Sistema Nacional de Habitação para estruturação de políticas de habitação nos Estados que possa ser includente, duradoura, com participação e controle social, e a Reforma Urbana com a finalidade de apontar soluções aos problemas habitacionais das diversas cidades paulistas.
O 10° Encontro também serviu para eleger a nova Coordenação Geral e a nova Executiva da UMM, e para definição de uma agenda de ações em defesa da moradia em São Paulo.
O Senador Aluízio Mercante se prontificou em ajudar os movimentos nas ações que planejam realizar.
O Encontro é o local de fortalecimento das lutas dos movimentos sociais. Sei que o governo paulista nem ao menos atende os movimentos do Estado. Mas quero deixar claro que estou junto na luta por moradias dignas no Estado de São Paulo. Basta ligarem e marcarem na minha agenda que estarei com os movimentos em São Paulo para que juntos possamos lutar pela construção de moradias com qualidade e dignidade para o povo paulistano que precisa, ressaltou o Senador durante seu pronunciamento na abertura do Encontro.
Como não se consegue audiência neste governo autoritário, após o Encontro meu mandato vai marcar uma audiência dos movimentos com Ministro das Cidades, em Brasília, por que o governo Lula, este sim dialoga com os movimentos sociais do país, completou.
Já Marcos Martins aproveitou para parebenizar a atividade e comentar da importância dos movimentos populares pró-moradia. Os 20 anos da UMMSP retrata a persistência dos movimentos habitacionais na luta por moradias dignas e que atendam a pessoas que não têm condições de ter um lar. E o 10° Encontro é um sinal que muitas lutas ainda estão para serem travadas. O governo Lula tem sido parceiro do movimentos. É claro que há muito mais para ser feito e acredito que o PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] deverá contemplar a população carente em habitação, comentou.