Deputado Marcos Martins visita Guaiçara e fala sobre Habitação e Saúde
O deputado estadual Marcos Martins visitou Guaiçara no último dia 29, acompanhado da vereadora de Osasco Sônia Rainho, e discutiu com a população as dificuldades em habitação e saúde pública. O parlamentar lembrou que estas são duas das maiores reclamações feitas por parlamentares e população das cidades já visitadas por ele.
O evento, realizado pelo PT local, sob direção do presidente do partido na cidade, José Dionísio Pianta e do militante Oralindo Guedes, ocorreu na Câmara Municipal, com participação de dezenas de moradores.
Para orientar os guaiçarenses, que somam cerca de 8 mil, Marcos Martins falou sobre criação de associações, como desenvolver um mutirão e como cobrar dos poderes públicos a construção de casas populares. A vereadora osasquense explicou passo-a-passo como se deve organizar uma associação para este fim. A batalha só é vencida com organização e união dos movimentos por moradia, pois sozinho não é possível obter a vitória, disse Sônia.
A participação do deputado nesse debate fortalece o movimento na cidade. Após essa explanação, acredito que a população vai se mobilizar para entrar nessa luta por moradias populares, declarou José Dionísio.
Marcos Martins, que na Assembléia Legislativa integra as Comissões de Saúde e Higiene e a de Relações do Trabalho, discorreu sobre saúde pública. Aproveitou o ensejo para esclarecer a população quanto à nocividade do amianto e a importância da luta pelo seu banimento. Inúmeros casos de câncer foram detectados em pessoas que tiveram contato com o minério.
A primeira e importante etapa dessa luta já foi vencida com a aprovação do projeto de banimento do amianto, por unanimidade na Alesp, lembrou o deputado. O parlamentar disse esperar que em breve o governador do Estado sancione a lei.
Na Assembléia, o parlamentar tem reclamado da precariedade do sistema público de saúde. Em maio, Marcos Martins participou de uma audiência pública que reclamou junto ao governo do Estado o fim das DIRs (Diretorias Regionais de Saúde), órgão importante na Vigilância Sanitária, na assistência farmacêutica, na aquisição de remédios de alto custo e na realização de exames de alta complexidade, como hemodiálise, para as cidades que não têm condições de prestar estes serviços aos usuários.
Marcos Martins finalizou sua visita enfatizando que seu mandato está à disposição de Guaiçara.