Deputado cobra da Sabesp dados sobre saneamento em vários municípios
O deputado estadual Marcos Martins (PT-SP) encaminhou um requerimento ao governo do estado, no dia 6 de agosto, publicado no mesmo dia no Diário Oficial, cobrando informações sobre obras de saneamento da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) em toda a região. O documento foi encaminhado ao presidente da Sabesp, Gesner José de Oliveira. A iniciativa do parlamentar visa obter esclarecimentos, bem como pedir agilidade na entrega das obras.
Entre as solicitações, Marcos Martins pede um panorama geral sobre o fornecimento de água, além de outras informações como previsão para universalização do fornecimento de água, percentuais de coleta de esgoto, universalização da coleta, tratamento de esgoto para os municípios de Barueri, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Embu, Embu Guaçu, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana do Parnaíba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.
O deputado requereu ainda, informações sobre os valores, em reais, das receitas e lucros da Sabesp nestes municípios.
A saúde da população deve ser levada à sério. O que a gente mais valoriza é a vida. Por esta razão faço questão de cobrar da Sabesp, do governo do estado um posicionamento urgente sobre a real situação do saneamento básico na região. Não podemos permitir que a sociedade corra riscos pela deficiência da Sabesp, arguiu Marcos Martins, que é membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
O parlamentar defende que os dados que solicitou à Sabesp são de extrema importância e que a população tem o direito de obtê-los. Registro que o site da Sabesp, na internet, não oferece dados referentes ao saneamento básico por município paulista. E no site do Seade, Fundação Sistema Estadual de Dados Estatísticos, só há estatísticas desse atendimento até o ano de 2000, observou o deputado.
Até o momento o deputado não obteve resposta da Sabesp e aguarda um posicionamento sobre as questões.