1º Simpósio sobre inclusão de Carapicuíba tem participação do deputado Marcos Martins
O MPDC (Movimento das Pessoas com Deficiência de Carapicuíba) realizou o 1º Simpósio sobre inclusão de pessoas com deficiência, no dia 27 de fevereiro. O evento contou com a participação do deputado estadual Marcos Martins (PT-SP) e teve o intuito de esclarecer quanto ao conceito da inclusão, uma tendência mundial que provoca um novo olhar sobre as pessoas com deficiência.
Além do parlamentar, participaram do evento os professores Romeu Kasume Sassaki, Fabion Adiron e Dr. Romualdo Sanchez Calvo Filho, que dirigiram o simpósio. O prefeito de Carapicuíba Sérgio Ribeiro também marcou presença, entre outras autoridades.
O evento contou com a participação de cerca de 200 pessoas de várias cidade da região, como Osasco, Barueri, Itapevi e Jandira.
O deputado Marcos Martins enfatizou seu compromisso com o segmento, sobretudo frente à questão da acessibilidade. Um exemplo de seu empenho na questão, é sua luta junto a CPTM para que seja respeitada a legislação em vigor sobre acessibilidade. Outra ponta desta luta, é o empenho do parlamentar para trazer para região o Centro de Oncologia, para que as pessoas vítimas do amianto tenham ao seu alcance tratamento digno.
O prefeito de Carapicuíba, Sergio Ribeiro, também levanta a bandeira em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Durante o evento, o prefeito recebeu, do Coordenador do MPDC, Sílvio Souza, a Carta Aberta Cidade Inclusiva, documento que traduz o anseio social das pessoas com deficiência que lutam por igualdade de direitos, participação social e protagonismo.
Em sua fala, Padre Antônio alertou para que a sociedade e autoridades se unam a este movimento e colaborem sendo parceiros para que as pessoas com deficiência possam ser protagonistas de sua história.
Participaram da Mesa o Dr. João Napuleão de Oliveira, Secretário da Promoção Social; a Secretária da Educação Aparecida Graça Carlos; o Secretário de Segurança, Dr. Erivaldo Cabrera Rodrigues; Padre Antonio Carlos (Paróquia Cristo Ressuscitado); Vereadora Gilmara Almeida Gonçalves; Beatriz Alves Pereira, Coordenadora do Núcleo Stª Rita de Cásia do MPDC; Eunice Guedes, Vice Coordenadora do Núcleo Mensageiros da Paz do MPDC; deputado José Cândido; entre outras lideranças.
Segundo os organizadores do simpósio, o objetivo foi alcançado com êxito e o Simpósio foi apenas um ponto de partida para que a cidade comece a se mobilizar para que em breve seja de fato uma Cidade Inclusiva.