Reivindicação antiga de Marcos Martins, CPTM entrega Estação de Carapicuíba com estrutura para a acessibilidade
A acessibilidade é um direito social, mas a prática tem revelado o esforço necessário para conferir às pessoas portadoras de deficiências ou com dificuldades de mobilidade no transporte público adequado e de qualidade. Uma luta partilhada pelo deputado estadual Marcos Martins (PT) e que nesta quinta-feira, 24, somou ao seu histórico mais uma vitória: a inauguração das obras de modernização e acessibilidade da Estação Carapicuíba, na Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Entregue durante evento, que contou com a presença do parlamentar, do governador Geraldo Alckmin, do secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e do prefeito de Carapicuíba, Sergio Ribeiro (PT), a estação, projetada e construída ainda na década de 80, foi reformulada para atender tanto às reivindicações dos portadores de deficiências quanto do Decreto Federal nº 5.296 de 2004, que estabelece que até 2014 as estações garantam acessibilidade e espaços adequados e livres para população com deficiência. O pedido para esta readequação já é antigo. Em 2007, Marcos Martins protocolou requerimento solicitando que o espaço fosse restruturado e um prazo para a conclusão das obras. Dois anos depois, em dezembro de 2009, a CPTM fixou o tempo limite para a conclusão da reforma 18 meses -, durante reunião com o deputado e membros do Movimento das Pessoas com Deficiência de Carapicuíba. A cidade, que possui, segundo dados de 2002 do IBGE, 14,5% dos moradores com algum tipo de deficiência, já pode contar com infraestrutura nos trens. Em tempo, já que para que cada pessoa com deficiência pudesse trabalhar, segundo o diretor do movimento, Silvio José de Souza Filho, era necessário antecipar o embarque, entre outras restrições. Uma pessoa com deficiência, quando vai trabalhar, por exemplo, tem de sair de casa durante a madrugada para conseguir embarcar de manhã, em horário de pico. Geralmente, aguardamos durante horas um funcionário da empresa para subir e descer com a cadeira de rodas até a plataforma. Além de ser constrangedor, traz perigo ao cadeirante e ao funcionário da CPTM, reclamou. Com a inauguração, os moradores contarão com três elevadores – dois para acesso às plataformas e um para quem vem da área das bilheterias, duas escadas rolantes e a garantia de segurança através de outros equipamentos de acessibilidade, como piso e rotas táteis, comunicação em Braille e adequação de corrimãos. Além destas modificações, foram construídos sanítários especiais para usuários com mobilidade reduzida. Com muita luta conseguimos com que o Governo atendesse nossas reivindicações. Há mais de quatro anos pedimos para que houvesse reforma para melhor atender os passageiros, principalmente os que possuem algum tipo de deficiência e passavam constrangimento quando tentavam chegar à plataforma da estação, ressaltou Marcos Martins. Até o final do ano, obras semelhantes devem ocorrer em outras estações da Linha 8, com exceção da estação Santa Terezinha, que não possui projeto ainda. O deputado Marcos Martins também reivindicou as mesmas alterações nas paradas dos trens de superfície que circulam na Zona Leste da Capital paulista.