Corredor Oeste e o Terminal de Ônibus do Munhoz Jr. estão na ordem do dia, revela EMTU
As obras para fazer do Corredor Oeste uma grande via para o transporte público da região Oeste da Grande São Paulo e a construção de um terminal de ônibus no Munhoz Jr., na zona norte de Osasco, estão entre os principais projetos que serão desenvolvidos pela EMTU nos próximos anos. É o que revelou Joaquim Lopes da Silva, presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano), durante reunião realizada nesta quinta, 5, com o deputado estadual Marcos Martins (PT), o presidente da Câmara de Osasco Alusio Pinheiro (PT) , o vearedor Nelson Matias (PT) e uma comissão de moradores de Osasco. Na conversa, que ocorreu na sede da empresa, Joaquim Lopes apresentou o projeto que a EMTU vai desenvolver no trecho que interligará, por uma única via (Corredor Oeste), as cidades Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco e o Butantã, bairro da capital paulista. Hoje as linhas de ônibus que trafegam entre essas cidades transportam cerca de 90 mil passageiros por dia. A empresa estatal pretende com este projeto implantar ônibus articulados e expressos, além de um moderno corredor de ônibus, diminuindo em 30% o tempo do viagem dos passageiros. Segundo Lopes, para a conclusão da 1ª etapa do projeto, de reorganização e melhoramento das linhas, é estratégico concluir o terminal de ônibus do KM21. “Já conversei com os prefeitos de Osasco, Carapicuíba e Barueri e as tratativas estão bem adiantadas. Sei que o trem [CPTM] e o Metrô são transportes de grande eficiência e qualidade, mas só estarão disponíveis a longo prazo. O transporte público sobre pneus, além de ser eficiente e de qualidade, pode ser disponibilizado em um curto espaço de tempo. É o que pretendemos realizar com o Corredor Oeste”, revelou. A expectativa é que todo o projeto seja concluído até a Copa do Mundo em 2014. Quanto a construção do terminal de ônibus no Munhoz Jr, uma solicitação feita pelo vereador Nelsinho, no final de 2007, o presidente divulgou que a empresa está elaborando a licitação e que o Governo do Estado já disponibilizou os recursos para obra. O início da construção está previsto para os próximos 120 dias e o término para o final do primeiro semestre de 2012. “Saio da reunião animado com a certeza e segurança que a construção do terminal do Munhoz Jr. ocorrerá, manifestou o vereador Nelsinho Matias. Abaixo-assinado A comissão de moradores presente a reunião, em conjunto com vereador e presidente da Câmara de Osasco Aluisio Pinheiro, entregou abaixo-assinado a EMTU pedindo a ampliação do horário e a extensão das linhas de ônibus intermunicipais que ligam a periferia de Osasco à região central de São Paulo. Destaque para a linha 231-B, com itinerário Munhoz Jr. / Metrô Armênia. O presidente da EMTU se compremeteu em realizar o estudo no sentido de viabilizar o prolongamento e a extensão do horário de funcionamento da linha. “Audiência foi positiva. O presidente mostrou conhecimento sobre os problemas da região e nos deu boas noticias, tanto na construção do Terminal do Munhoz Jr. como no desenvolvimento do Corredor Oeste. E o mais importante: atendeu a comissão de moradores e assumiu o compromisso de ajudar na expansão e ampliação da linha de ônibus socilitada pelo abaixo-assinado”, salientou Aluisio Pinheiro. “Estou muito contente com a reunião. Viemos solicitar a ampliação da linha e tomamos conhecimento de outras obras importantes”, destacou Rosemeire Aparecida, moradora do Munhoz Jr. e que estava acompanhada de Adriana Carvalho e Maria da Gloria na audiência. O deputado Marcos Martins também avaliou positivamente a conversa. “Obtivemos informações importantes e saímos com propostas da EMTU de ampliação do transporte público. As obras que a empresa vislumbra são de extrema importância para região Oeste da Grande São Paulo, onde se localizam cidades que cresceram muito nos últimos 10 anos. Para atender este crescente desenvolvimento, a região carece de um transporte público de qualidade, eficiente e sustentável “, ressaltou.