Marcos Martins promove encontro e faz balanço do mandato

Crédito: Assessoria de Imprensa

No sábado, 3, o deputado estadual Marcos Martins realizou balanço das ações e atividades parlamentares durante o primeiro ano de trabalho do seu segundo mandato.

A plenária, que aconteceu na União dos Aposentados de Osasco (UAPO), reuniu mais de 300 pessoas e contou com a presença do prefeito Emidio de Souza, do deputado federal João Paulo Cunha, presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara, dos vereadores Aluisio Pinheiro, Nelsinho e João Gois, entre outras lideranças.

Durante a atividade foram destacadas os principais projetos e frentes de trabalho do parlamentar, que hoje preside a Comissão de Saúde da Alesp. Marcos Martins, que teve atuação marcada pela diversidade de projetos, destinando a maior parte do trabalho legislativo à construção de políticas públicas dirigidas à classe trabalhadora, também é autor de propostas na área da educação, como o PL 441/2007 que insere psicólogos e assistentes sociais nas escolas de educação pública, e na habitação, como o PL 354/2009 que assegura assistência de arquitetos e engenheiros para habitação social.

A façanha alcançada em 2007, ainda no início da sua primeira legislatura, com a aprovação da Lei 12.684, que proibiu o amianto no Estado e repercutiu nacional e internacionalmente como um dos textos de referência na luta pelo banimento do asbesto, foi repetida em 2011. Nos primeiros meses do seu segundo mandato, Marcos Martins conquistou aprovação da Lei Estadual 14.481/11, de sua autoria, que prevê a promoção da igualdade através da classificação da visão monocular, também definida como pessoas que só podem enxergar com um dos olhos, como deficiência visual, a fim de que tenham acesso aos benefícios legais destinados aos demais deficientes.

As lutas do parlamentar ao lado dos movimentos sociais foram lembradas na ocasião por João Paulo. “Dez anos atrás não existia o movimento contra os pedágios, porque não havia tantos pedágios perto de nós. Quando instalaram por aqui, criou-se o movimento, porque é um absurdo ir daqui até o Alphaville e ter que pagar pedágio. Nosso companheiro Marcos é um dos fomentadores disso. Mais um exemplo”, comentou João Paulo.

Para Marcos Martins, todo seu empenho tem um motivo. “Como é possível observar nas ações do nosso mandato, tenho me dedicado às causas sociais e às lutas trabalhistas. E tenho me empenhado cada dia mais para que o trabalhador tenha uma vida melhor e para que possamos ter um estado mais justo socialmente”, justificou o parlamentar.

Na ocasião, também foi promovida inauguração do novo site do deputado, que agora conta com ferramentas que trazem mais dinamismo à página, infraestrutura ampliada, links que remetem a sites de parceiros do mandato, vídeos, Rádio MM, galeria de fotos, rede de notícias e a integração das redes sociais do parlamentar à página, propondo mais agilidade na comunicação. O endereço do site é www.marcosmartinspt.com.br.

Atuação de Marcos Martins

O parlamentar atua nas Frentes Parlamentares em Apoio aos Municípios do Alto Tietê, às Santas Casas, pela Habitação Popular e Reforma Urbana, e de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, na qual organizou estudo e apresentou na Casa a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 9/2011, objetivando garantir constitucionalmente o direito dos dependentes químicos à internação.

Iniciativas de destaque foram as lutas em defesa da redução da jornada de trabalho para as 40 horas semanais, contra a cobrança de pedágios abusivos e pela implantação do Centro de Tratamento do Câncer na região Oeste da Grande São Paulo, o qual já ganhou aceno positivo da Secretaria Estadual de Saúde e aprovação da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da proposta que destina cerca de R$ 5 milhões do Orçamento para o exercício de 2012 para implantação do Centro.

À frente da Comissão da Saúde na Alesp, Marcos Martins trouxe o Secretário da Saúde do Estado para expor o plano de trabalho da pasta e esclarecer sobre fraudes em licitações e pontos de funcionários do Conjunto Hospitalar de Sorocaba. Em outra oportunidade, contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde para destrinchar sobre as propostas do governo federal para o SUS.

Marcos Martins, que está em seu segundo mandato, foi eleito pela Organização Não Governamental (ONG) Voto Consciente como um dos 10 deputados mais atuantes na ALESP.