Osasco homenageia 84 personalidades que ajudaram a construir sua história

Crédito: Ulisses Barbosa / Leandro Palmeira

“No cinquentenário desta grande cidade brasileira, transmito meus cumprimentos ao povo de Osasco. Parabenizo os personagens e as empresas que contribuíram para a história e o desenvolvimento desta cidade. Parabenizo o prefeito e cada uma das brasileiras e brasileiros de Osasco que, todos os dias, com seu trabalho, constroem uma cidade cada vez melhor, da qual se orgulham sempre mais”. Esta foi a mensagem da presidenta Dilma Roussef, enviada a Osasco, por ocasião da passagem do seu 50º aniversário, e que se somou a tantas outras mensagens de congratulações externadas no evento “Nossa Gente, Nossa História”, que aconteceu na noite de sexta-feira, 24 de fevereiro, no Centro de Eventos Pedro Bortolosso.

A cerimônia, oficialmente aberta pela Orquestra do Instituto Pão de Açúcar, sob a regência do Maestro Daniel Misiuk, reuniu nomes importantes que fizeram e ainda fazem parte da história de Osasco. Ex-prefeitos, ex-presidentes da Câmara de Vereadores, Emancipadores, Religiosos, Artistas, Empresários e Atletas, foram homenageados pelo importante papel que tiveram na construção de Osasco desde a sua emancipação político-administrativa, em 1962, até hoje, quando a cidade chega ao seu cinquentenário.

“Este ato não foi concebido como um ato de prestação de contas, e nem como um ato partidário. O que nos une nesta noite é muito mais do que qualquer interesse político ou partidário. O que nos une é a certeza de que temos que comemorar, juntos, o aniversário desta cidade que nos enche de orgulho a cada dia. O aniversário de uma cidade que percorreu em 50 anos o que muitas não percorreram em 400 anos de história”, explicou o prefeito Emidio de Souza.

Ao todo, 84 personalidades receberam as homenagens, no maior evento previsto no projeto “Osasco 50 anos”, idealizado há 4 anos pela Secretaria de Governo com o objetivo de preparar a cidade para esta data. “Orgulho-me de ter todos vocês aqui hoje, de poder reuni-los, porque a história de Osasco não começou quando eu assumi a prefeitura e também não vai terminar quando o meu mandato acabar. Cada um de vocês deixou uma marca de contribuição que não pode ser esquecida e muito menos apagada. Todos os ex-prefeitos souberam enfrentar, ao seu tempo, os desafios que Osasco apresentava à época e eu sinto orgulho em reconhecer isso. Ninguém é diminuído por reconhecer o valor dos outros. Temos uma coisa entre nós, característico dos vencedores, que é a capacidade de união do seu povo, acima de qualquer fator. Podemos ter diferenças entre nós, mas se alguma voz se levantar para falar mal de Osasco, saímos imediatamente em sua defesa. Essa cidade é uma verdadeira usina de lideranças importantes, e posso garantir a vocês que o melhor ainda está por vir. Osasco está à frente de qualquer bandeira”, completou Emidio.

Osasco chega aos seus 50 anos em uma posição privilegiada no ranking do desenvolvimento nacional, ocupando o 12º lugar entre os municípios com maior PIB do Brasil. Em população, é a 6ª maior cidade do Estado. Todo esse crescimento foi reconhecido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, por recomendações médicas, não participou da solenidade, mas esteve presente por meio da mensagem enviada ao gabinete do prefeito. “Fico feliz de constatar o quanto Osasco tem avançado, aproveitando muito bem as oportunidades de crescimento econômico e inclusão social do Brasil nos últimos anos, com mais empregos, melhora dos serviços públicos e da qualidade de vida da sua população”.

Esse crescimento rápido de Osasco também foi o mote dos discursos de todas as outras autoridades que fizeram o uso da palavra. José Geraldo Setter, presidente da Ordem dos Emancipadores de Osasco, lembrou que é chegada a hora de render homenagem pelo alcance do sucesso com o qual o movimento autonomista sempre sonhou. “Após essa caminhada de 50 anos, é preciso congratular todos os nossos governantes e ex-governantes, por terem assumido a grande responsabilidade de conduzir a máquina avassaladora que é essa cidade, e principalmente, por ela ter chegado onde chegou em apenas meio século”. Aluísio Pinheiro, presidente da Câmara de Vereadores de Osasco, Marcos Martins, deputado Estadual e o Senador Eduardo Suplicy também utilizaram a mesma via e foram unânimes em salientar o progresso de Osasco em tão pouco tempo de emancipação.

Entre os homenageados, estavam os prefeitos das cidades-irmãs de Osasco na Itália, Armênia e Japão. Guido Geuna, Vartan Ghoukassian e Yasuyuki Maeba falaram da boa relação que mantém com Osasco, e parabenizaram a cidade pela chegada dessa data tão importante. Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo e presidente nacional do PSD, salientou que São Paulo também se sente cidade irmã de Osasco. “Também estou aqui na condição de cidade irmã de Osasco, porque São Paulo testemunha de perto o seu crescimento. São 50 anos de geração de riqueza para o país. Osasco chega ao seu cinquentenário mais preparada para olhar para o futuro e se consolidar não apenas como uma das grandes cidades do país, mas uma das grandes cidades do mundo”.

O deputado federal e presidente da Comissão de Constituição e Justiça, João Paulo Cunha parabenizou o prefeito Emidio pela iniciativa e sobretudo, Osasco pela chegada da esperada data. “Quero parabenizar o prefeito Emidio pela iniciativa democrática em reunir todos os setores da sociedade nessa cerimônia dos festejos do 50 anos de  Osasco, e dizer que é um prazer compartilhar das homenagens aos que contribuíram para a história de sucesso dessa cidade. Fazemos 50 anos. É justo, portanto, que façamos uma comemoração deste porte. É justo também que possamos saudar os nossos emancipadores, valentes, destemidos, senhores e senhoras que empunharam a bandeira da liberdade e fizeram dessa cidade uma cidade independente da capital. A partir dali, Osasco deu um salto de qualidade. Temos orgulho de termos abrigado tantos imigrantes, como japoneses, armênios, italianos e tantas outras comunidades. Essa combinação do povo imigrante com a  força do nosso povo projetou Osasco para o país e até para o mundo. Fazemos parte de uma população que sabe lutar pelos seus interesses. Em 1962 nos unimos para dizer ‘sim’ a emancipação. Em 1968 nos unimos  para dizer ‘não’ à ditadura militar. Esse mesmo povo que vem se organizando é o povo que tem orgulho de viver na cidade que está entre as 15 maiores do Brasil. Acompanho o crescimento de Osasco desde criança. Vi muitas vezes Osasco ser injustamente atacada, e é por isso que nossa união é tão importante. Osasco já é uma grande cidade, com um grande povo, e que terá um grande futuro”.

Lançamento do selo – Em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, a prefeitura de Osasco lançou, como parte das comemorações ao cinqüentenário da emancipação político-adminsitrativa da cidade, um selo personalizado e um carimbo comemorativo. Composto por duas partes, o selo traz estampado o Pavilhão Nacional tremulando ao vento, emoldurando o mapa do Brasil, preenchido por flores de Ipê amarelo. A segunda parte traz o logotipo do projeto “Osasco 50 anos”. Juntos, eles estarão disponíveis nas agências dos Correios até o dia 19 de março.

Para fechar a festa em grande estilo, foi servido um coquetel aos convidados, animados pelo show do grupo Demônios da Garoa.

Homenageados – Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckimin; senador Eduardo Suplicy; deputado federal e presidente da CCJ, João Paulo Cunha; prefeito de São Paulo e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab; Bispo Emérito da Diocese de Osasco, Dom Francisco Manoel Vieira; Embaixador da Armênia, Achot Yeghizaryan; prefeito da cidade de Gyumri na Armênia, Vardan Ghukassyah; vice-prefeito da cidade de Osasco na Itália, Guido Geuna; prefeito da cidade de Tsu, Yassuyuki Maeba; vice-prefeito de Osasco, Faisal Cury; deputado estadual Marcos Martins; deputado estadual Celso Antonio Giglio; presidente da Câmara, vereador Aluísio Pinheiro; presidente da Ordem dos Emancipadores, José Geraldo Setter; dona Janete Sanazar, esposa do ex-prefeito Hirant Sanazar; dona Ivone Liberatti, esposa do ex-prefeito José Liberatti; os ex-prefeitos de Osasco Antonio Guaçu Dinaer Piteri; Francisco Rossi de Almeida; Primo Broseghini;  Humberto Carlos Parro;  Silas Bortolosso; diretor regional dos Correios, Wilson Abadia de Oliveira; Bispo Dom Ercílio Turco; Agnes Agu, sobrinha-neta do fundador de Osasco, Antonio Agu; Pierre Camps, sobrinho neto do Dimitri Sensaud de Lavoud; Lázaro de Melo Brandão, presidente do Bradesco; José Cássio Soares Hungria, reitor do Unifieo; Amilcare Dallevo Junior, presidente da Rede TV!; André Sanches, ex-presidente do E.C. Corinthians e morador de Osasco; Arcipreste Boghos Baronian, da comunidade Armênia; os ex-deputados José Camargo (representado por seu filho Neneto Camargo); Willians Rafael da Silva (ex-vereador); Carlos José Gaspar (ex-vice-prefeito e atual vereador), Carlos Fernando Zuppo Franco; Sebastião Bognar (atual vereador); ex-deputado estadual, ex-vice-prefeito e ex-vereador João Gilberto Port; ex-deputado, ex-presidente da Câmara e ex-vereador, Antonio Carlos Tona Falseti; Pastor Ageo Silva da Igreja Evangélica da Vila Yara; Pastor Dejair Batista Silvério da Igreja Avivamento da Fé; Padre Pio Milpacher da Paróquia Senhor do Bonfim; dona Santina Freitas representando todas as mulheres emancipacionistas e também seu esposo Nelson Freitas, um dos pioneiros da imprensa em Osasco; o advogado Albertino Souza Oliva; Newton Ferreira da Silva, responsável pelo primeiro hospital de Osasco (Hospital das Damas); Mirian Viviane Calazans esposa do presidente da Câmara da 1ª legislatura, Orlando Calazans; João Catan, presidente da 2ª legislatura; João Emilio Bornacina, presidente da 3ª legislatura; Vicente Florindo Netto, presidente da 4ª legislatura; Octacílio Firmino Lopes, presidente da 6ª legislatura; Alfredo Thomaz, presidente da 7ª e 15ª legislatura; Clovis Assaf, presidente da 8ª legislatura; Reginaldo Valadão, presidente da 9ª legislatura e ex-deputado; Armando Moioli, presidente da 10ª legislatura; Jair Sanches, presidente da 13ª legislatura; Achoute Sanazar, presidente da 16ª legislatura; José David Binsztajn, presidente da 18ª legislatura; José Santos Sasso, presidente da 20ª, 21ª e 22ª legislaturas; Dionísio Álvares Mateos Filho, presidente da 23º e 24ª legislaturas; Antonio Claudio Flores Piteri, presidente da 25ª legislatura; José Amando Mota, presidente da 26ª legislatura; Delbio Camargo Teruel, presidente da 27ª legislatura; José Barbosa Coelho, presidente da 28ª e 29ª legislatura; Osvaldo Vergínio, presidente da 30ª e 31ª legislatura; Aluisio da Silva Pinheiro, presidente da 32ª legislatura; Guido Collino, vice-prefeito de 1967-1970 e 1973-1973; Vivaldo Simões, vice-prefeito de 1973-1977; Profº Aylton Muniz Menezes, vice-prefeito de 1983-1988; Antonio Toschi, vice-prefeito de 1989-1992; Ângelo Alberto Fornasaro Melli, vice-prefeito de 2001-2004; Claudio Tadeu Pereira nascido em 19/02/62; Luizomar de Moura, técnico do Sollys/Osasco; Ernesto Durigon do Circulo Italiano; Helena Pignatari Werner; Jorge Nazareno, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, 1963; José Antonio Figueiredo Antiório; Clovis Gomes da Corporação Musical Santo Antonio; Maria Luiza Cardoso Cinta da Comunidade Portuguesa; Sussumu Araki, presidente da ACENBO e Waldomiro de Deus, artista Plástico.

Fonte: Imprensa / IPMO

Foto: Ulisses Barbosa / Leandro Palmeira