Marcos Martins prestigia inauguração de dois acessos da Estação Osasco
Na manhã da quarta-feira, 7 de março, o prefeito Emidio de Souza se encontrou com o governador Geraldo Alckmin no Terminal Rodoferroviário da Barra Funda e com ele seguiu viagem até Osasco, para visita de vistoria que marcou a liberação de dois acessos da estação Osasco, na qual também participou o deputado estadual Marcos Martins. O local está sendo reconstruído por obras do governo do Estado, atendendo a projeto elaborado pela Prefeitura de Osasco, o qual está integrado às obras de revitalização do Centro.
A viagem, que foi compartilhada pelos secretários municipais de Governo, Jorge Lapas, e de Obras, Waldyr Ribeiro Filho, oficializou ainda a entrega de três novos trens que entram em operação na Linha 8-Diamante (Julio Prestes – Itapevi). O trajeto de trem também teve a presença de secretários estaduais, membros da diretoria do Metrô e da CPTM, do deputado estadual Celso Giglio, assessores e membros da imprensa.
De acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), as novas composições, que já estavam rodando em caráter experimental em horário de vale (fora do pico), são equipadas com tecnologia de ponta, ar-condicionado, sistemas de informação audiovisual e de sinalização de abertura e fechamento de portas. Também contam com monitoramento por câmeras e passagem livre entre os carros, além de acessibilidade para pessoas com dificuldade de mobilidade, audição e visão.
Estação Osasco – O governador e o prefeito visitaram toda a parte superior da estação, observaram as obras da asa Norte que contará com passarela de acesso ao terminal de ônibus, na região do bairro Bonfim e, passando do saguão central para a asa Sul, descerraram a fita que isolava o acesso voltado à Praça Antônio Menck e ao Calçadão da rua Antônio Agu. O acesso foi reaberto após ampla reforma e agora está equipado com três jogos de escadas rolantes, duas escadarias fixas e elevadores. O acesso para a asa Norte, que é novo, também foi liberado.
A entrega da primeira etapa de obras da estação Osasco integrou o calendário comemorativo do Cinquentenário da emancipação político-administrativa da cidade, que terá inaugurações de obras e eventos especiais até o mês de junho.
No evento, o prefeito Emidio ressaltou a importância da reconstrução da estação Osasco. Na área central da cidade, circulam mais de 200 mil pessoas por dia, por isso não podíamos ter uma estação de trem tão modesta. A nova estação faz jus à remodelação do Centro, do Largo de Osasco e da chegada do Metrô. Com a nova passagem por dentro da estação, que possui escadas rolantes, iluminação e está moderna, não há porque manter a antiga passagem subterrânea que ligava o Largo de Osasco, pela rua Antonio Agu, à Presidente Altino e ao bairro Bonfim. Vamos lacrar essa passagem e com a nova estação posso assegurar que as melhorias irão garantir mais segurança e conforto para quem mora em Osasco.
Em entrevista coletiva concedida à imprensa após o ato, o governador Geraldo Alckmin falou sobre a entrega dos novos trens e de parte das obras da estação. Nos 50 anos da cidade de Osasco entregamos mais três novos trens. Cada um com 8 carros. Teremos na Linha 8 da CPTM, 36 novos trens. Entregamos até agora 7. Faltam 29 para serem entregues até o final do ano, disse.
De acordo com o governador, a reconstrução da estação conta com investimentos do governo do Estado da ordem de R$ 64 milhões. Já entregamos a asa Sul e Norte, que irão integrar o serviço da estação de trem com a Rodoviária de Osasco. A asa Leste e Oeste entregaremos mais para frente, em meados de abril ou maio. A estação de Osasco será a 4ª maior do Estado de São Paulo, ficando atrás apenas das estações da Luz, Barra Funda e Brás. Em Osasco, são quase 20 mil m² de área construída, que dará toda a acessibilidade para pessoas com deficiência. É um ganho em termos de qualidade, acessibilidade e conforto. Essa linha 8 percorre 6,7 quilômetros e chegará até Amador Bueno com o prolongamento.
Segundo o governador, de 1º de janeiro até 7 de março, foram transportados 130 milhões de passageiros nos trens da CPTM, sendo realizadas 141.912 viagens e seis ocorrências foram registradas. Por dia, são transportados, em média, 2,5 milhões de passageiros e quase 5 milhões no Metrô.