Chery inicia recall para trocar peças com material tóxico de carros

Crédito: Divulgação

A Chery inicia nesta segunda-feira (1º) o recall de 12.462 unidades de dois modelos de carros no Brasil, para troca de peças que contêm amianto. O material foi utilizado vedação do motor e do escapamento do Tiggo, e na vedação do motor do Cielo.

O amianto é um material cancerígeno que, assim como outras substâncias tóxicas, já foi banido dos carros no Brasil e em outros países devido ao alto grau de periculosidade. O recall da Chery no mercado brasileiro é voluntário porque, embora haja a restrição para a produção de peças com a substância, não existe lei no país que obrigue a convocação neste caso. Como os modelos são importados, a homologação dos carros no Brasil foi permitida

Envolvendo apenas 12.462 unidades no país, segundo divulgou a empresa, o risco maior pelo uso do amianto nesses veículos não é para os ocupantes, mas para quem manipularia diretamente o material, como mecânicos, dizem especialistas.

A Chery afirma que buscou uma empresa autorizada pela Cetesb para fazer o descarte correto do material. Serão trocadas a junta do coletor de admissão e a junta do sistema de escape do Tiggo e a junta do coletor de admissão do Cielo.

“Embora tenha sido constatada que a pequena composição de amianto (asbesto) identificada nos componentes dos veículos não representa nenhum risco à saúde, a Chery alerta aos seus consumidores que não realizem por conta própria a substituição das peças, o que deverá ser feito apenas por técnico qualificado de uma das concessionárias da rede Chery Brasil”, diz o comunicado da empresa.

Assista aqui a reportagem na íntegra.