Alvo de denúncias, hospital de Mogi recebe visita do deputado Marcos Martins
Após ser denunciado por pacientes e receber um ultimato do Ministério Público de São Paulo, o hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, recebeu uma visita da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), no último dia 17 de abril.
O hospital é alvo de denúncias de doentes em macas nos corredores e até no chão, além da falta de equipamentos e tratamentos importantes para os pacientes com câncer, por exemplo. A visita teve como objetivo verificar as condições em que os pacientes estão sendo atendidos, desde a superlotação até a desorganização e falta de acolhimento humanizado na unidade.
De acordo com o deputado estadual Marcos Martins (PT), presidente da Comissão de Saúde, a decisão de visitar o hospital foi tomada durante reunião do colegiado, realizada no dia 9 de abril. A estrutura não dá conta de atender a tantos pacientes, de toda a Região. O fato do Luzia manter as portas abertas do Pronto-Socorro demonstra uma total falta de atenção com a saúde da população, e isso é uma responsabilidade do governo do Estado de São Paulo. Por isso vamos fazer chegar até a Secretaria de Saúde essa demanda. A descentralização que o governo fala tanto, precisa atingir todas as áreas, inclusive a saúde, disse o deputado.
Para a visita da Comissão, pacientes foram retirados dos corredores para não passar má impressão aos deputados. Equipes de reportagem da imprensa de Mogi retornaram ao Luzia dois dias depois e constataram que os doentes voltaram a ocupar leitos improvisados. Um jornal conseguiu registrar o descaso no atendimento, considerado desumanizado pelos próprios pacientes.
Agora, a Comissão produzirá um relatório e definirá as ações que serão tomadas junto à Secretaria Estadual de Saúde.