Dia do Tai Chi Chuan é celebrado em Osasco
O termo saúde significa muito mais que atendimento médico-hospitalar ou tratamentos a base de remédios. Significa assumir a responsabilidade pela garantia do bem-estar e da qualidade de vida de cada um de nós, com ações preventivas contra o surgimento das doenças.
Foi com essa visão que o deputado estadual Marcos Martins (PT) apresentou em 2009 o Projeto de Lei 13.448/2009 que institui o Dia do Tai Chi Chuan no estado de São Paulo. A lei foi aprovada e todos os anos uma série de eventos voltados à prática do Tai Chi Chuan são realizados para difundir os benefícios dessa arte milenar da tradicional medicina chinesa, além de colocar São Paulo no calendário internacional na busca pelo equilíbrio, já que o dia 28 de abril é o Dia Mundial do Tai Chi.
Quando ainda era vereador em Osasco, o deputado também apresentou projeto de mesmo teor para a cidade, que instituiu a data. A ideia se consolidou como proposta de busca pelo equilíbrio, através de exercícios corporais lentos e integrados, com a finalidade de melhorar o funcionamento do organismo.
Durante a semana de 22 a 27 de abril, foram realizadas uma série deatividades por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, a SBTCC (Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan), a academia Supremo, a Axis (Associação Cultural e Esportiva Tai Chi Chuan de Osasco) e o mandato do parlamentar. O encerramento aconteceu no último sábado, quando uma aula de Tai Chi Chuan aberta ao público, aconteceu no estacionamento da Prefeitura, com direito a apresentações da tradicional dança dos dragões e dança do leão, e demonstração de espadas e sabres.
É de grande valia a divulgação dos benefícios desta prática. Hoje, já são mais de 60 países que abraçam a celebração da arte chinesa a fim de difundi-la como ferramenta na redução do estresse e melhora da coordenação motora e do equilíbrio, essencial para todas as idades. São Paulo é um estado grandioso e precisa andar em paralelo a outros países no exercício de oferecer alternativas que propiciem mais saúde e qualidade de vida, explicou o deputado Marcos Martins.
Medicina milenar chinesa
O Tai Chi Chuan faz parte da cultura e dos costumes chineses e, assim como outras práticas, teve o seu desenvolvimento ao longo da história chinesa. A teoria mais conhecida sobre a origem do Tai Chi Chuan é que em 1200 d.C. o monge Taoista Chang San-Feng, fundou um templo na montanha Wudang, para a prática do Taoismo, visando o supremo desenvolvimento da vida humana. O mestre Chang ensinava a harmonia do Yin / Yang como um meio de melhorar o desenvolvimento da mente e das habilidades físicas, a meditação, assim como, movimentos naturais do corpo estimulados por uma energia interna, que deveria ser desenvolvida a determinado nível. Este complexo sistema de práticas recebeu o nome de Tai Chi Chuan.
Benefícios
O Tai Chi Chuan é um grande aliado da saúde e do bem estar. A prática ajuda a:
– Ativar os hormônios da juventude;
– Fortalecer o coração;
– Colocar em ordem as funções orgânicas;
– Refinar os reflexos e equilíbrio;
– Afastar os sinais da idade.