Marcos Martins participa de debate sobre a ampliação da rede ferroviária em Campinas
O deputado estadual Marcos Martins participou, no último dia 29, de um debate promovido pela Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara Municipal de Campinas, sobre estratégias para minimizar os efeitos causados pelas ampliações da malha ferroviária que passam pelos centros urbanos, entre elas as ocorrências de acidentes. Uma das principais reclamações dos moradores do entorno das ferrovias é a falta de obras de infraestrutura como, por exemplo, a construção de passarelas, implantação de sinalização de trânsito, pontilhões e viadutos.
Na ocasião, o deputado federal Carlos Zarattini (PT) propôs como solução que as empresas detentoras das concessões das ferrovias realizem essas obras, já que segundo ele a burocracia impede que tanto o Governo Federal quanto o Municipal façam este trabalho com a mesma velocidade que a concessionária realiza as duplicações. Pra isso, será necessário um projeto de lei que permita que as concessionárias realizem esse trabalho.
Emanuel Tavares Costa Júnior, assessor da diretoria de relações institucionais da ALL explicou que o modelo de concessão dado à empresa não permite a realização de obras no entorno.
Nossa concessão é como um aluguel de casa, devemos preservar e manter o patrimônio, mas não podemos construir passarelas, por exemplo, mas estamos à disposição de todos os órgãos competentes para buscar caminhos que minimizem os impactos para a sociedade, garante.
Para Marcos Martins, a responsabilidade das empresas concessionárias no caso a América Latina Logística-ALL, (empresa responsável pela duplicação da ferrovia que liga Campinas até o porto de Santos, passando por diversas cidades da Região Metropolitana de Campinas) quanto à prevenção de acidentes passa primordialmente pela manutenção de segurança nas ferrovias, inclusive com a adoção de novas tecnologias. É preciso avançar na ampliação da malha ferroviária, mas sem deixar a que já existe em péssimas condições. A manutenção e a fiscalização nos trilhos já existentes são primordiais, pois há vidas sendo perdidas pela falta de atenção nesse item, disse o parlamentar, ressaltando que cerca de 9 pessoas já morreram em acidentes nesse ano nos trilhos da ALL.
O presidente da comissão, vereador Carmo Luiz (PSC), vai encaminhar um moção para que a sugestão dada pelo deputado federal seja estudada por todos os órgãos envolvidos no processo da ampliação da ferrovia.
Participaram também da reunião os vereadores petistas Ângelo Barreto, Carlão do PT e Carlinhos Camelo.