Duas cidades, uma história
Visita da delegação da Osasco italiana à cidade irmã brasileira é marcada por intensa agenda política e culutural
Durante a semana Osasco recebeu a visita de 24 delegados da cidade italiana de mesmo nome, terra natal de Antonio Agú, fundador da Vila Osasco, na época apenas um bairro da cidade de São Paulo. Liderada pelo prefeito da cidade italiana, Antonio Giovanni Miglio, a delegação estrangeira veio celebrar os 25 anos da assinatura do convênio que tornou as cidades irmãs em 1991.
Os visitantes foram recebidos no Aeroporto Internacional de Guarulhos de forma calorosa pelo prefeito da Osasco brasileira, Jorge Lapas. O deputado estadual Marcos Martins acompanhou o grupo em grande parte das agendas.
Após a chegada da delegação no sábado (16), a comitiva seguiu em tour pela capital paulista, passando pelo Mercado Municipal e o famoso Edifício Martinelli. No mesmo dia em Osasco visitaram a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato; a Escola de Artes César Antônio Salvi e o Centro de Formação dos Professores, onde a delegação recebeu homenagens e explicações sobre alguns projetos educacionais desenvolvidos na cidade.
Após o domingo de descanso, foi realizada na segunda-feira (18), uma solenidade especial na Sala Osasco, marcando a recepção oficial. Na ocasião o grupo estrangeiro foi recebido em clima de festa por centenas de pessoas, com música ao vivo e apresentações teatrais. Em seguida a comitiva se reuniu no periódico local Diário da Região para um almoço típico brasileiro, combinando músicas nacionais e italianas, com a presença de integrantes da sociedade osasquense.
Além dos executivos da prefeitura e do deputado Marcos Martins, estiveram presentes o deputado federal Walmir Prascidelli; o deputado estadual Celso Giglio; os ex-prefeitos Emidio de Souza, Francisco Rossi e Silas Bortolosso; os comandantes militares da região e lideranças da sociedade civil organizada, representados por Paulo Fioritta, do Circolo Italiano de Osasco. A noite o grupo seguiu para o Ginásio José Liberatti onde assistiu partida valida pela Superliga nacional de voleibol feminino entre o Nestlé/Osasco e o Terracap/Brasília, com vitória da equipe da casa.
No decorrer da semana a delegação italiana participou de almoços e jantares com o Circolo Italiano de Osasco na sede da Associação Paulista de Medicina; com o Rotary Club de Osasco e com diretores do São Francesco Golf Club. O grupo participou ainda do programa “Melhor pra você” com Mariana Leão, Edu Guedes e Celso Zucatelli, durante visita a sede do canal televisivo Rede TV, instalada na cidade.
Em solenidade especial na Praça d’Italia (no bairro da Vila Yara), o prefeito Lapas entregou ao chefe do executivo da cidade italiana o Jubileu de Prata, em comemoração aos 25 anos de amizade entre as duas Osasco. A solenidade foi marcada pela apresentação da banda do 4º Batalhão de Infantaria Leve (4º BIL) do Exército Brasileiro.
A extensa agenda contou ainda com missa em homenagem a delegação italiana celebrada pelo bispo da diocese de Osasco, Dom Frei João Bosco, na Catedral de Santo Antônio. A celebração religiosa contou com a presença de centenas de fiéis e seguiu ao som de músicas especialmente interpretadas pela Orquestra de Violeiros de Osasco.
Para encerrar as comemorações uma solenidade especial foi realizada no Centro de Eventos Pedro Bortolosso. Com a presença da comunidade de imigrantes italianos e seus descendentes que vivem no município e do Cônsul-geral da Itália em São Paulo, Michele Parra, foi selada a renovação da amizade entre as duas cidades com a assinatura de novos protocolos de intercâmbio de estudantes, profissionais e políticas públicas entre os municípios.