Novembro azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, principalmente, a partir dos 65 anos. No entanto, o diagnóstico precoce permite maior leque de tratamentos e aumenta significativamente as chances de cura, por isso a importância da realização dos exames anuais.
Para chamar atenção para a saúde masculina e os cuidados necessários com o corpo, o Novembro Azul nasceu no Brasil, em 2008, tendo como pioneiro o Instituto Lado a Lado pela Vida. Desde então, o movimento, maior de combate ao câncer de próstata no Brasil, promove palestras e ações de conscientização sobre a doença e a saúde do homem durante todo o mês de novembro.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o diagnóstico precoce da doença traz 80% de chances de cura. Por isso, é importante que a população masculina realize exames regularmente.
O deputado estadual Marcos Martins apoia o movimento e vem desenvolvendo amplo trabalho de combate ao câncer. Neste sentido, é autor de leis que proíbem o uso de substâncias cancerígenas, como o amianto e mercúrio. Além disso, conquistou um Centro de Tratamento do Câncer para a região oeste metropolitana da capital.