A convite de Marcos Martins, ministro Alexandre Padilha realiza audiência pública na Alesp

Em resposta ao convite do deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), Marcos Martins, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, administrou audiência pública no plenário Juscelino Kubitschek, da Casa de Leis, nesta quinta-feira (18/04).

Durante evento, Padilha apresentou diagnóstico da saúde no estado e apresentou as ações desenvolvidas pelo Governo Federal na área.

Um dos principais pontos abordados pelo ministro foi o modelo do novo índice de desenvolvimento do Sistema único de Saúde (SUS), que funcionará como fotografia do atendimento na rede. Outro ponto abordado por Alexandre Padilha foi a Saúde Básica. O ministro apresentou projetos de investimento e incentivo para a saúde primária, como o Programa Nacional de Melhoria do Acesso (Pmaq) – um programa que procura induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estadual e municipal, além de assegurar maior acesso e qualidade dos serviços. Para exemplificar, o ministro afirmou que os municípios que aderirem ao programa terão a sua disposição banda larga e um programa que compilará os dados de atendimento da rede.

Além disso, ao reforçar necessidade em se priorizar quem mais necessita, Padilha disse que o ministério tem recursos disponíveis às Prefeituras para reforma, ampliação e construção de Unidades Básicas de Saúde.

Para Marcos Martins, que ao lado de parlamentares, do secretário de Saúde do estado, Giovanni Guido Cerri, do presidente do COSEMS/SP e Secretário de Saúde do Município de São Bernardo do Campo, Ademar Arthur Chioro dos Reis, presidiu a audiência pública, o evento foi de grande relevância, pois, além do anúncio sobre os recursos que serão direcionados aos municípios, revelou planejamento do Governo Federal em mapear as principais necessidades das pastas correlatas para que ações pontuais sejam orientadas.